Deputada Dra. Taissa solicita contratação de médico legista para Polícia Civil de Machadinho do Oeste
![Deputada Dra. Taissa solicita contratação de médico legista para Polícia Civil de Machadinho do Oeste](https://defatorondonia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/54c4737ab1ef4f4ba597c90b02e3afd9-850x560.jpeg)
A deputada estadual Dra. Taissa Sousa (Podemos) fez uma indicação à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), solicitando a contratação de um Médico Legista para a Polícia Civil de Machadinho do Oeste. A proposta tem como objetivo resolver os transtornos causados pela ausência desse profissional essencial na localidade.
A falta de médicos legistas tem gerado sérios desafios para a população, especialmente em situações envolvendo mortes violentas, como acidentes de trânsito, homicídios, suicídios, ou até mesmo em casos de mortes suspeitas e naturais de pessoas não identificadas. Nestes casos, é necessária a realização de uma necrópsia para determinar a causa da morte, um procedimento que atualmente não pode ser realizado na cidade devido à escassez de profissionais.
Atualmente, quando há necessidade de uma necrópsia, os corpos precisam ser encaminhados para outras cidades próximas que contam com médicos legistas disponíveis, o que provoca uma demora significativa no processo. Esse atraso não só aumenta o sofrimento das famílias enlutadas, mas também pode levar à deterioração do corpo, complicando ainda mais a situação. Para garantir que a cerimônia fúnebre ocorra de forma digna, em alguns casos, as famílias são forçadas a arcar com custos elevados para realizar a Tanatopraxia, uma técnica de conservação de cadáveres.
Em sua indicação, Dra. Taissa Sousa destaca a urgência de garantir à população de Machadinho do Oeste o atendimento adequado nessas circunstâncias. “É inadmissível que, em momentos de dor e sofrimento, os cidadãos de Machadinho tenham que enfrentar ainda mais dificuldades devido à falta de um médico legista. A contratação desse profissional é fundamental para assegurar dignidade e respeito aos familiares das vítimas, além de garantir o bom andamento das investigações”, afirmou a deputada.
Texto: Rosa Rodrigues | Jornalista
Foto: Antônio Lucas | Secom ALE/RO