Athletico supera desfalques importantes, domina o Flamengo e dorme no G-6; análise
![Athletico supera desfalques importantes, domina o Flamengo e dorme no G-6; análise](https://defatorondonia.com.br/wp-content/uploads/2023/09/flamengo-x-athletico-850x522.webp)
O Athletico dominou e venceu o desorganizado Flamengo por 3 a 0 na quarta-feira, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica-ES, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão entrou provisoriamente no G-6 e encostou no quarto colocado Fla.
O técnico interino Wesley Carvalho teve problemas para escalar o time, já que tinha as baixas dos titulares Bento (DM), Fernandinho (suspenso), Vidal (DM), Canobbio (poupado) e Vitor Roque (suspenso). Léo Linck, Hugo Moura, Zapelli, Cuello e Pablo entraram.
Em campo, a atuação foi tão boa ou até maior que a outra grande vitória do comandante: 3 a 0 diante do Alianza Lima, na Libertadores, há quase três meses.
O Athletico controlou o Fla, finalista da Copa do Brasil, com grandes atuações de Cacá, Vitor Bueno e Zapelli. A equipe ainda foi eficiente para, em nenhum momento, correr riscos.
Com a vitória, o Athletico pulou provisoriamente para a sexta colocação, com 37 pontos – o Bragantino, com 36, recebe o Grêmio na quinta. Adversário direto, o Fla ficou com 39 pontos na quarta posição.
![Flamengo 0x3 Athletico — Foto: José Tramontin/Athletico](https://s2-ge.glbimg.com/KxUHPnGIGVqKE2Wm71fd4hTldDw=/0x0:2264x1200/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2023/n/O/uXPRPuTRyKJFpjTiLlvw/flamengo-x-athletico.jpg)
Flamengo 0x3 Athletico — Foto: José Tramontin/Athletico
O Athletico teve um susto logo no começo, em chute de Gabigol na área que Linck defendeu. Depois, a partida fluiu e mostrava o rubro-negro paranaense mais à vontade com as bolas longas.
Carvalho usou a estratégia de pressionar a saída de bola do Flamengo, de maneira bem coordenada. As surpresas de Sampaoli em colocar o zagueiro David Luiz como volante e o volante Thiago Maia como lateral-esquerdo ajudaram nesse sentido. Vitor Bueno e Cuello tiveram chances nessas roubadas, mas não aproveitaram.
Bueno e Zapelli tiveram muita liberdade na região central, local que o adversário normalmente oferece espaço pela pouca pressão na bola e mau posicionamento. O gol, contudo, saiu de escanteio curto que Bueno chutou, desviou em Pedro, e Cacá aproveitou o rebote de Matheus Cunha.
Madson teve a oportunidade de ampliar em um momento que o Furacão chegava naturalmente no ataque e errava no passe final. O lateral errou a finalização, mas compensou ao salvar o gol de Léo Pereira em cima da linha antes do intervalo.
No intervalo, o Fla voltou com Allan e Everton Ribeiro para tentar mudar a dinâmica, mas o volante se machucou com pouco tempo em campo. Em seguida, Gabigol foi expulso ao acertar uma cotovelada em Cuello.
Se o Athletico já se sentia tranquilo, a partir daí ficou ainda mais com a exposição e desorganização ao extremo do time carioca. Alex Santana aumentou a vantagem em chapada de esquerda fora da área, e Bueno fechou a grande vitória de pênalti nos acréscimos.
Após três empates seguidos, o Furacão agora aumentou a série invicta na Série A para nove jogos, com quatro vitórias e cinco igualdades. A última derrota foi para o Fortaleza, fora de casa, em 9 de julho.