Com estrelas no elenco, Cruzeiro tem primeiro ato contra o Atlético-MG para desbancar hegemonia
O Cruzeiro tem o primeiro ato contra o Atlético-MG no ano em que tem o objetivo de desbancar a hegemonia recente no estado. Com a meta de voltar a ser campeão mineiro em 2025, título última vez conquistado em 2019, o clube coloca à prova o elenco recheado de estrelas no primeiro clássico do ano.
O jogo em Orlando é amistoso, mas, quando a bola rolar às 17h (de Brasília), o objetivo é vencer o clássico. No discurso, há um entendimento no Cruzeiro que o clássico nos Estados Unidos já vai condicionar bastantes opiniões sobre o elenco.
– Um jogo muito grande. Ambas as equipes vão entrar para vencer. A gente sabe que o clássico determina muito o que vai ser a temporada. Nós, como o Cruzeiro, esperamos terminar com uma grande vitória. Mas é um grande adversário, equipe qualificadíssima. Eles também vêm com o intuito de vencer.
“Não se trata só de um jogo de pré-temporada, é um clássico. Clássico você tem que entrar para vencer e brigar por todas as bolas” (Marlon)
Marlon é um dos mais experientes do Cruzeiro em clássicos, junto de William e Lucas Romero, entre os considerados titulares. Fabrício Bruno e Lucas Silva também têm muita experiência por terem sido formados na base do clube, sendo que o volante está na reserva.
O zagueiro é uma das “estrelas” que o Cruzeiro contratou para 2025. Além dele, chegaram Dudu (que também jogou o clássico no início da carreira) e Gabigol, considerados reforços de peso. Dos remanescentes, estão Cássio, no gol, e Matheus Pereira, camisa 10.
Números recentes
O Cruzeiro tem o objetivo de desbancar a hegemonia do rival. Bateu na trave em 2022 e no ano passado, perdendo as decisões. O Atlético-MG é, atualmente, pentacampeão mineiro.
A hegemonia também está nos números recentes do clássico. O Cruzeiro tenta voltar a vencer depois de quatro jogos. Perdeu dois e empatou dois. A última vez que triunfou foi no 2 a 0, na Arena MRV, na primeira fase do Mineiro passado.
Desde que o time foi rebaixado em 2019 e passou por uma grave crise financeira, tornando-se SAF no fim de 2021, o Cruzeiro enfrentou o Atlético-MG por 12 vezes. Foram três vitórias, três empates e seis derrotas.