Jogo rápido. A 3ª rodada do Campeonato Brasileiro em 10 tópicos
Se você perdeu algum lance, por causa do feriado, segue um resumo da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Santa Cruz segue como líder depois dos seguintes resultados:
Botafogo 2 x 1 Atlético Paranaense
Figueirense 2 x 2 Santos
Flamengo 2 x 2 Chapecoense
América-MG 1 x 1 Vitória
Palmeiras 2 x 0 Fluminense
Coritiba 1 x 1 São Paulo
Santa Cruz 4 x 1 Cruzeiro
Corinthians 3 x 0 Ponte Preta
Internacional 1 x 0 Sport
Atlético-MG 0 x 3 Grêmio
1 – Com duas goleadas em casa, o Santa Cruz termina a terceira rodada com 7 pontos e em 1º lugar(como já tinha acontecido na segunda). Se na primeira rodada a vítima foi o Vitória, agora foi o Cruzeiro que acabou perdendo por 4 a 1. Nas duas partidas, o Santa Cruz teve alguns momentos difíceis, mas soube usar muito bem a velocidade para marcar os gols e decidir as partidas. Falando em artilharia é bom destacar o artilheiro Grafite. O veterano marcou seis gols nas três primeiras partidas e é o principal goleador do torneio. Já o Cruzeiro vai precisar melhorar muito, principalmente no setor defensivo.
2 – Grande vitória do Grêmio, em Belo Horizonte, sobre o Atlético-MG e que fez o time chegar aos 7 pontos (assim como Santa Cruz e o Internacional). Só no primeiro tempo o time gaúcho abriu vantagem de 3 a 0, contra um Atlético-MG desfalcado e totalmente perdido, principalmente depois de ter levado o primeiro gol. É bom lembrar que o Grêmio foi o único time que ganhou fora de casa na rodada e também ainda não levou nenhum gol na competição. Termina rodada na vice-liderança, tem menos saldo de gols do que o Santa Cruz.
3 – O Internacional também chegou aos 7 pontos – perde a liderança e o segundo lugar no critério do saldo de gols – com uma vitória apertada contra o Sport. O time pernambucano, que fez uma grande campanha no ano passado, começou muito mal no torneio e só conseguiu apenas um ponto em três partidas.
4 – O Palmeiras fez um primeiro tempo ruim contra o Fluminense. Mas as mudanças feitas no intervalo fizeram muito bem ao time. Com as entradas de Moisés e Alecsandro, nos lugares de Egídio (contundido) e Cleiton Xavier (apagado), a equipe pressionou o time carioca no início do segundo tempo e, em menos de 15 minutos, fez dois gols e decidiu a partida. Em dois jogos em seu estádio, o Palmeiras conseguiu duas vitórias e não levou gols. Já o Fluminense teve a chance de abrir o placar contra time paulista, mas Fernando Prass salvou a finalização de Fred.
5 – Todos os quatro pontos que o São Paulo conseguiu nas três rodadas foram fora de casa e com times recheados de reservas. Depois da vitória contra o Botafogo, o time de Bauza fez uma partida movimentada contra o Coritiba e empatou (1 a 1). Até os jogos pelas semifinais da Libertadores, no início de julho, vai ser difícil o São Paulo se concentrar totalmente no Campeonato Brasileiro. Já no Coritiba, mesmo com a equipe fazendo quatro pontos em três jogos, um bom aproveitamento, o técnico Gílson Kleina está sendo muito questionado – não se pode esquecer que a derrota contra o Santos (a única do time até agora) aconteceu no último segundo de jogo.
6 – O Santos começa a edição de 2016 com o mesmo problema do ano passado. A equipe não consegue ganhar fora de casa. Contra o Figueirense, mesmo sem os seus principais jogadores, fez um bom primeiro tempo e também conseguiu uma virada no placar. Mas, com a expulsão do zagueiro Gustavo Henrique, teve que recuar para tentar garantir a vitória. Não conseguiu e levou o empate no final da partida.O Figueirense soma seu terceiro empate, o segundo em casa.
7 – A Chapecoense já soma cinco pontos em três jogos e tem tudo para fazer mais uma boa campanha, como nos últimos anos. Empatou com o Flamengo, em um jogo que teve chances de definir o placar quando vencia por 2 a 1. Acabou levando o empate em um gol de pênalti, cuja marcação foi bem discutível – o time catarinense fez um gol cobrando uma penalidade máxima que também não existiu. Já o Flamengo, agora com a definição da saída do técnico Muricy Ramalho, precisa urgentemente contratar um técnico que consiga arrumar um time totalmente perdido taticamente e sem confiança.
8 – O América-MG esteve perto de conseguir sua primeira vitória no torneio, mas cedeu o empate ao Vitória. Além do time mineiro, outras quatro equipes ainda não venceram na competição: Figueirense, Sport, Cruzeiro e Atlético-PR. Por isso, essas cinco equipes estão nas últimas posições na tabela. (veja a classificação completa aqui).
9 – 10 times, metade dos participantes do torneio, terminam a terceira rodada com 4 pontos. Esses times ocupam da 6ª até a 15ª colocação. Entre eles estão Corinthians e Botafogo, que na terceira rodada venceram pela primeira vez no campeonato.
– 10 – Na rodada aconteceram 29 gols (média 2,9). Nas 10 partidas, aconteceram 5 vitórias dos mandantes, 4 empates e apenas um de visitante (a do Grêmio). Aliás, nas 30 partidas que aconteceram no Campeonato Brasileiro, só tivemos 4 vitórias das equipes que atuaram fora de casa.
Fonte: Blog PERON NA ARQUIBANCADA – globoesporte