Com ‘barbatana-asa’ e ‘bico-mamilo’, Ferrari apresenta SF70H para tentar voltar ao topo da F1 em 2017
O novo carro construído em Maranello chama a atenção por uma ‘barbatana de tubarão’ peculiar: dotada de uma asa na parte traseira dela, alternativa que a Mercedes já testou durante o dia de filmagem na última quinta-feira em Silverstone. Chama a atenção também o formato bastante diferente e incomum do sidepod. O bico-mamilo, tendência dos novos carros da F1, também se faz presente na nova Ferrari para 2017.
Os resultados discretos, no entanto, não foram suficientes para promover uma revolução em Maranello. Uma das três equipes que encaram a temporada 2017 com a mesma formação do ano passado, a Ferrari segue com Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen e conta com a mais laureada dupla do grid da F1 — quatro títulos do germânico e um do finlandês — para lidar com um ano de muitas mudanças técnicas.
Não será um ano dos mais fáceis para a Ferrari. Em 2017 a equipe vai completar dez anos da conquista do último título do Mundial de Pilotos, com Räikkönen. De lá para cá, foram mais decepções que motivos para comemorar. Assim, não há mais sequer espaço para o discurso otimista e até um tanto arrogante adotado no ano passado, quando havia expectativa até de bater a Mercedes. O resultado: nenhuma vitória em 2016. Completo fracasso para quem sonhava com o título.
Pouco depois da apresentação oficial veiculada via internet, a Ferrari já levou a nova SF70H para a pista em Fiorano, diante de alguma neblina. E o responsável por completar as primeiras voltas com a nova joia de Maranello foi Räikkönen.
Quanto ao novo chassi, o chefe do departamento técnico, Mattia Binotto, explicou as mudanças realizadas em relação aos modelos anteriores, adaptados ao regulamento técnico antigo. “São várias as diferenças entre este projeto e as Ferrari dos últimos anos. O bico alongado e a asa em forma de flecha são consequência do regulamento, assim como a barbatana e os elementos na região da entrada de ar dos sidepods, que também tem um desenho incomum para ficar em harmonia com a dianteira”, disse.
“Também redesenhamos o santantônio, que incorpora a entrada de ar do motor. O layout da suspensão também foi atualizado, mas segue sendo push-rod na frente e pull rod na traseira. As porcas foram redesenhadas para facilitar o trabalho dos mecânicos na troca de pneus. Por fim, como consequência do esperado aumento de ritmo desse ano, os sistemas de direção hidráulica e freios foram reforçados”, salientou.
“Uma vez que pegarmos os carros novos e formos à pista, obviamente teremos muitas regras diferentes, então temos que esperar para ver. Não faz sentido especular com uma mudança tão grande, então espero que estejamos onde merecemos”, torceu.