Top 5 de março: Atlas Mundial da Obesidade, mononucleose infecciosa e mais!
Em março houve diversos destaques no mundo médico. O Portal trouxe todos eles.
Confira agora o top 5 artigos de março e fique por dentro de tudo que mais foi acessado no último mês!
5) Ministério da Saúde atualiza protocolo para DM2 no SUS
Para melhorar o atendimento oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com diabetes mellitus tipo 2, o Ministério da Saúde aprovou a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a doença. Baseados em dados de eficácia, custo-benefício e evidências científicas, os PCDT são documentos que estabelecem os critérios para diagnóstico, tratamento, medicamentos, acompanhamento clínico e verificação de resultados que devem ser seguidos no âmbito do SUS.
4) Atlas Mundial da Obesidade aborda a doença na população pediátrica do Brasil
O Atlas da Obesidade Mundial 2024 é uma compilação abrangente de dados e análises que abordam a epidemia global de obesidade e suas consequências para a saúde pública. Esse documento apresenta uma visão detalhada e atualizada da prevalência da obesidade em todo o mundo, assim como suas tendências ao longo do tempo.
3) Mononucleose infecciosa: o que precisamos saber?
A infecção mononucleose é uma doença comum e de fácil transmissão. Normalmente autolimitada, pode evoluir para complicações graves, como ruptura esplênica, encefalite e anemia hemolítica. Além disso, diversos diagnósticos diferenciais são possíveis e devem ser pesquisados diante de um caso.
2) Liproteína a, proteína C reativa e risco cardiovascular
Pequenos estudos encontrados em relação à Lp(a) e PCR-us, indicando que a Lp(a) aumentou levaria a um maior risco cardiovascular apenas em pacientes com PCR-us aumentado. Assim, foi feito um estudo para avaliar essa relação em pacientes em prevenção primária e secundária.
1) Terapias medicamentosas em casos de dengue: pontos de atenção!
Segundo projeções do Ministério da Saúde, o Brasil deve registrar 149% mais casos de dengue em 2024 que o contabilizado no pior ano da série histórica então até. A infecção pelo vírus dengue (DENV) pode causar um amplo espectro clínico e cursar com quadros leves, até quadros graves, com choque e óbito.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avaliou esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Autor
Equipe de Jornalistas da Afya.