Processo seletivo: Abel inicia busca no elenco do Palmeiras para repor saída de Endrick em julho
Os próximos meses do Palmeiras devem ser de testes no ataque. O técnico Abel Ferreira iniciou a busca dentro do próprio elenco para suprir a ausência de Endrick quando o jogador se transferir para o Real Madrid, em julho.
Nesta temporada, o atacante de 17 anos tem atuado pelo lado direito do ataque, auxiliando tanto o lateral quanto o centroavante Flaco López. Nos últimos jogos, alguns jogadores atuaram por ali e começam a disputar essa vaga.
No duelo contra o Liverpool, do Uruguai, pela segunda rodada da Conmebol Libertadores, por exemplo, Endrick começou no banco de reservas e viu Estêvão, de 16 anos, ser escolhido para a função. O garoto foi bem e marcou seu primeiro gol pelos profissionais do Palmeiras.
Além dele, Lázaro, Luis Guilherme, Caio Paulista e Rony são opções que devem ganhar minutos até a despedida de Endrick. Os lesionados Bruno Rodrigues e Dudu devem retornar até o meio do ano e acirram ainda mais a briga.
– Temos que começar a pensar em quem vai substituir o Endrick quando sair. Essa é a gestão que temos que fazer. Vai ser difícil, não há milagres. Para substituir o Endrick tem que pagar 50 milhões (de euros), que foi o que pagaram por ele – afirmou Abel Ferreira na última quarta-feira.
O Palmeiras se movimentou no mercado e anunciou na semana passada a contratação de Felipe Anderson, da Lazio, da Itália. O meia-atacante também pode ser uma opção para a saída de Endrick, embora Abel tenha evitado falar sobre o que pensa para ele no decorrer da temporada.
O clube, por sua vez, entende que Felipe Anderson tem características diferentes, e por isso não seria exatamente uma reposição a Endrick, ainda que o reforço possa herdar o lugar do prata da casa.
O meia Felipe Anderson deve se apresentar em julho no Palmeiras
Nas três últimas temporadas na Itália, o meia-atacante revezou posições, chegando a atuar até de falso 9, mas aparecia especialmente pelas pontas do campo, com maior parte de sua movimentação pelo lado direito.
Independentemente da posição em que atuar, Felipe Anderson chega ao Palmeiras para ser titular. É um desejo de Abel ter mais experiência na equipe, atualmente recheada de jogadores revelados nas categorias de base.
– Sei que o Palmeiras tem um plantel espetacular, mas no jogo passado (contra o Vitória) foram sete jogadores revelados da base utilizados. Veja quais clubes brigam por títulos que usam tantos garotos de formação como nós. Não está em causa a qualidade dos garotos, porque eles são bons. Está a experiência e maturidade competitiva que também é preciso acrescentar à nossa equipe – analisou o treinador.
Enquanto estiver no Verdão, Endrick segue como titular e, neste domingo, às 16h (de Brasília), é uma das grandes esperanças da equipe para vencer o Flamengo, no Allianz Parque, e acabar com um jejum de sete anos sem vitórias sobre o rival carioca pelo Campeonato Brasileiro.
Ge.