O que aconteceu com os pratos marrons que não quebram nunca?
Durante muitas décadas, os famosos pratos de vidro marrom, que eram considerados “inquebráveis”, foram um clássico no enxoval de várias pessoas. Esses objetos caminham para se tornarem apenas história que as pessoas mais velhas têm para contar.
Tudo porque a empresa francesa Duralex, responsável por popularizar e projetar esses utensílios em todo o mundo, já iniciou o processo de recuperação na justiça após seus 75 anos de existência.
De acordo com a imprensa francesa, a Duralex enfrentava problemas financeiros desde os anos de 2017 e, infelizmente, teve falência decretada no tribunal comercial de Orleães, na região norte da França, onde fica a sede da companhia. Atualmente, a empresa emprega 248 pessoas, e a notícia do fechamento trouxe preocupação e incerteza para os trabalhadores. Em uma carta dirigida aos colaboradores, o presidente do grupo, Antoine Ioannidès, tentou amenizar a situação, encorajando-os a continuarem trabalhando e garantindo que seriam pagos.
Confira o comunicado
O comunicado da empresa explicou que a crise financeira enfrentada é decorrente de um problema de fluxo de caixa. As dívidas da empresa no dia da abertura do procedimento foram congeladas, mas espera-se que um plano de recuperação por continuação seja proposto após o inventário de todos os recebíveis pelos representantes legais.
Os problemas enfrentados pela Duralex não se limitam à crise financeira. Houve um acidente que agravou ainda mais a situação. Esse acidente ocorreu após a substituição de um forno, o que acabou gerando uma crise sanitária. Esse evento foi potencializado pela pandemia de COVID-19, que afetou negativamente diversos setores econômicos em todo o mundo.
A Duralex teve que enfrentar uma drástica queda no volume de negócios, pois cerca de 60% dele foi perdido devido à cessação das exportações, que representam 80% de sua atividade comercial.