Memes sobre o fenômeno ‘Barbenheimer’ ofendem internautas japoneses
Resumindo a Notícia
Memes sobre o fenômeno “Barbenheimer”, nome dado para a estreia simultânea dos filmes “Barbie” e “Oppenheimer”, estão deixando a população japonesa indignada.
O movimento tomou conta das redes sociais no final de julho, algumas semanas antes do 78º aniversário dos bombardeios atômicos contra Hiroshima e Nagasaki, que causaram mais de 210 mil mortes em 6 e 9 de agosto de 1945.
Algumas imagens, por exemplo, mostram personagens do filme da boneca diante de uma nuvem de cogumelo, causada pela explosão deste tipo de bomba.
Com aversão, os internautas japoneses não demoraram a responder às piadas nas redes sociais. “Deveria visitar o Parque Memorial da Paz em Hiroshima e se informar sobre o que aconteceu. É um dos crimes mais graves contra a humanidade”, escreveu um usuário em inglês.
“Nós, os japoneses, jamais esqueceremos aquele verão”, escreveu outro, acrescentando ainda imagens de roupas infantis queimadas entre os escombros causados pela bomba atômica.
Tuíte de conta oficial e retaliação japonesa
Além da reação negativa dos internautas japoneses, a polêmica tomou uma proporção ainda maior quando a conta americana oficial de “Barbie” respondeu no Twitter – agora conhecido como X – a um dos memes, dizendo: “Será um verão inesquecível”.
A mensagem parece ter sido apagada desde sua publicação, mas não passou despercebida pela divisão japonesa da Warner Bros., estúdio responsável pela produção do longa sobre a boneca. Nesta segunda-feira, a filial classificou o tuíte da conta americana como “falta de consideração”, e exigiu uma resposta adequada da sede dos estúdios nos EUA.
Fora toda a repercussão negativa já citada, os memes de “Barbenheimer” suscitaram uma espécie de “revanche” por parte dos japoneses, que começaram a fazer piadas sobre os ataques às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001.
Internautas americanos, porém, ironizaram a tentativa. “O Twitter japonês decidiu ‘zoar’ com o 11/9 – ignorando totalmente o fato que os americanos adoram piadas sobre o 11 de setembro”, disse um internauta no Twitter, que também postou dois dos memes criados pelos japoneses. “Nós não levamos as coisas a sério por aqui, amigo”, escreveu outro.
O filme “Barbie” estreará no Japão em 11 de agosto. Já “Oppenheimer” não tem data de exibição no arquipélago, onde os filmes ocidentais chegam com frequência vários meses depois de seu lançamento.