Mariana Carvalho comemora avanço na luta de servidores de ex-territórios
Mariana Carvalho comemora regularização de enquadramento de servidores dos ex – territórios de Rondônia, Roraima e Amapá.
Vice – presidente da Comissão Especial para analisar a PEC 199/16 que beneficia servidores dos ex – territórios federais do Amapá e de Roraima, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) que assinou Emenda Aditiva para incluir como beneficiários os servidores do ex – território de Rondônia, comemorou mais um avanço nessa luta.
Foi publicado o decreto presidencial que regulamenta a Medida Provisória 817, estabelecendo as condições para a inclusão dos servidores dos ex – territórios de Rondônia, Roraima e Amapá nos quadros da União. O decreto nº 9.324 foi publicado nesta quarta-feira (04) no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a segunda secretária da Câmara dos Deputados,
com a medida provisória, os ex – servidores tiveram ampliadas as condições de inclusão para novas situações de vínculo com a União.
“Dessa forma, os servidores que se aposentaram como professores da Carreira de Magistério do Ensino Básico dos ex-territórios, e os que são pensionistas desses servidores, por exemplo, ganharam o direito de pedir para rever os seus enquadramentos”.
Também foram incluídos no rol de beneficiários os pensionistas e os servidores aposentados admitidos regularmente pela União, pelo Estado de Rondônia até 15 de março de 1987 nas Carreiras do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização e os admitidos regularmente e que comprovadamente se encontravam no exercício de funções policiais nas Secretarias de Segurança Pública dos ex – Territórios Federais, do Estado de Rondônia até 15 de março de 1987.
Comissão
A Comissão Especial dos Ex – Territórios Federais de Rondônia, Amapá e Roraima (CEEXT) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão é que analisa, caso a caso, os pedidos de servidores de ex – territórios para enquadramento na União.
O último balanço dos processos analisados foi apresentado em dezembro/2017, até quando foram julgados 24.166 de um total de 26.104 processos.
Também foram publicadas no Diário Oficial da União 129 portarias, confirmando a vinculação de 6.633 servidores de ex – territórios ao Executivo Federal. Desse total, a maioria é de Rondônia (4.606), seguido do Amapá (1.896) e Roraima (131).
Fonte:Assessoria