Grêmio entra 2025 com mais de 10 jogadores no último ano de contrato; veja situação de cada um
O Grêmio entra 2025 com pelo menos 13 jogadores no último ano de contrato. Alguns deles terminaram a última temporada como titulares, casos de Marchesín e João Pedro.
O elenco tricolor passa por uma reformulação, com saídas já anunciadas de jogadores que não terão os vínculos renovados, além das chegadas de novos nomes para o técnico Gustavo Quinteros. Até por isso, outros nomes também podem sair nos primeiros meses do novo ano.
Veja abaixo a situação de cada um.
Marchesín
O goleiro argentino completará 37 anos em março. Ele desembarcou em Porto Alegre no início de 2024 com a experiência internacional como trunfo para assumir o gol do Grêmio, mas foi contestado por algumas falhas e alternou entre a titularidade e a reserva, no revezamento de goleiros promovido por Renato. Porém, depois que foi fixado como titular, terminou o ano em alta e deve manter o status em 2025.
João Pedro
Aos 28 anos, o lateral-direito fez a melhor temporada da carreira em número de jogos disputados no ano passado. Foram 56 partidas, com três gols marcados e seis assistências. Com a saída de Fabio, que se aposentou, João Pedro terá como concorrente da posição em 2025 João Lucas. O jogador do Santos atuou emprestado pelo Juventude em 2024 e está em vias de ser contratado.
Kannemann
Ídolo da torcida, o zagueiro argentino deve disputar a 10ª e talvez última temporada pelo Grêmio em 2025, quando completará 34 anos. Ele está no clube desde 2016, fez parte do ciclo de conquistas recente e formou uma dupla histórica com Geromel, que se aposentou ao final do Brasileirão. Kannemann passou por uma cirurgia no quadril em novembro e só deve ficar à disposição entre abril e maio.
Caíque
O goleiro superou a concorrência de Rafael Cabral e terminou a última temporada como o segundo na hierarquia da posição. Foram 16 jogos em 2024. Caíque teria despertado o interesse de outros clubes na atual janela de transferências, mas o Grêmio não deve liberar o jogador sem contratar uma reposição.
Rodrigo Ely
Rodrigo Ely aproveitou a brecha diante das ausências constantes de Geromel e Kannemann e foi titular em boa parte da temporada. Foi o zagueiro que mais jogou no ano, com 38 partidas disputadas. Ele deve ganhar uma concorrência mais forte em 2025, já que o clube trata a busca de zagueiros como uma das prioridades na atual temporada.
Pepê
Em seu segundo ano com a camisa tricolor, o volante perdeu a titularidade e caiu na hierarquia da posição. Com contrato até o final de 2025, Pepê ainda não foi procurado para discutir uma renovação e tem futuro indefinido no clube. Duas equipes da Série A procuraram o estafe do jogador recentemente e uma possível saída não está descartada.
Edenílson
Reforço na janela do meio do ano passado, o volante de 35 anos ficou abaixo das expectativas. Irregular, não aproveitou as chances que teve como titular. Foram 34 partidas em 2024, a maioria saindo do banco de reservas. Edenilson deve seguir no elenco, mas como alternativa para o técnico Gustavo Quinteros.