Entenda por que o Fluminense não mira reposição imediata para Ganso e saiba as opções de Mano
O Fluminense não terá Paulo Henrique Ganso por, no mínimo, um mês devido ao quadro de miocardite. Devido a isso, é natural que as perguntas aumentem sobre o planejamento para 2025. Afinal, o Tricolor buscará uma reposição no mercado? Como Mano Menezes escalará a equipe sem o camisa 10. O ge foi atrás das respostas e explica a situação.
Fluminense irá contratar um substituto?
Neste momento, não. Por ser uma “pequena” miocardite, o Fluminense está otimista por um retorno do meia daqui a um mês. Porém, poderão reavaliar essa necessidade caso a miocardite persista. A atual janela de contratações do futebol brasileiro fica aberta até o dia 28 de fevereiro, mas outra será aberta antes do Mundial de Clubes, em junho.
Após um mês, Ganso será reavaliado. Caso não seja liberado, irá aguardar mais um mês para nova avaliação. Depois deste período, uma decisão ganhará forma.
A condição clínica de Ganso foi atestada em exames de pré-temporada, onde o meia não apresentou sintomas. Ele estará sob cuidados médicos do Fluminense e poderá voltar aos treinos caso o diagnóstico não persista.
Quais as opções de Mano Menezes?
No último sábado, o Fluminense realizou, no CT Carlos Castilho, um jogo-treino contra o Porto Real. O Tricolor venceu por 5 a 0, com gols de Lima, Germán Cano, Manoel, Martinelli e Lelê. Ganso não esteve presente, já para tratamento devido ao miocardite, e Mano Menezes esboçou a primeira escalação sem contar com o camisa 10.
Marcelo Pitaluga; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Fuentes; Martinelli, Hércules, Lima; Serna, Keno e Cano.
Vale lembrar que Fábio e Renato Augusto não participaram da atividade. Jhon Arias, com desconforto muscular, e Kauã Elias e Canobbio, que estavam no time de Marcão que está disputando o Campeonato Carioca, também não estavam a disposição. Então, ainda é cedo para cravar que esse é o time definitivo. A informação da escalação foi dada pelo ‘Central Fluminense‘.
Além de Lima, o elenco profissional também conta com Renato Augusto, que corre por fora nas preferências para ser o substituto de Ganso. Outra possibilidade é, com a volta de Arias, que o colombiano atue mais centralizado e faça a função de meio-campista.
Também existe a possibilidade de Mano estar observando os jogos iniciais do Campeonato Carioca. Neste caso, Isaque desponta como possibilidade.
Escolhas do passado apontam caminho
Mas para sair do campo de especulação, o ge levantou todos os jogos em que Ganso não atuou já sob comando de Mano Menezes. Foram cinco total, seja por suspensão ou problemas físicos. Neste cenário, o volante Lima foi quem mais vezes despontou como “reserva” do camisa 10.
- Juventude 3 x 2 Fluminense (Copa do Brasil): Ganso foi poupado pensando no desgaste físico e a proximidade das oitavas de final da Conmebol Libertadores. Marcelo foi o substituto jogando no meio-campo.
- Fluminense 0 x 0 Corinthians (Brasileirão): Ganso estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Lima foi o titular.
- Internacional 2 x 0 Fluminense (Brasileirão): Ganso estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Porém, diversos outros atletas também ficaram de fora da partida. Não houve um substituto específico.
- Fluminense 1 x 0 Cuiabá (Brasileirão): Ganso foi preservado por conta de um problema nas costas. Lima foi o titular.
- Palmeiras 0 x 1 Fluminense (Brasileirão): Ganso foi preservado por conta de um problema nas costas. Nonato foi o titular.
ge