A “epidemia” do uso de opioides é um problema de saúde nacional nos Estados Unidos com aproximadamente 75 mil mortes causadas por overdose em 2021, representando um aumento assustador comparado em um período de 10 anos. A prescrição de opioides por médicos quadruplicou em 20 anos, sendo na grande maioria das vezes utilizada para analgesia. Na cirurgia da mão, a prática não tem sido diferente do resto da ortopedia, e os opioides vêm sendo prescritos com frequência mesmo que em procedimentos considerados menos dolorosos e de menor porte.
Leia também: Quais são as opções de osteotomias radiais na Doença de Kienbock?
Foi publicado no último mês na revista MÃOum estudo com o objetivo de avaliar a evidência de resultados da analgesia com ou sem opioides no controle da dor pós-cirúrgica em cirurgia da mão.
O estudo
Uma revisão sistemática nas bases de dados PubMed, Web of Science e Cochrane Library entre 2001 e 2022 com o seguinte localizador Booleano: ((“opioid” OR “pain management” OR “non-opioid” OR “nonopioid”) AND (“carpal liberação do túnel” OU “liberação do dedo em gatilho” OU “tenossinovectomia” OU “fasciectomia” OU “cirurgia da mão”)).
Os estudos incluídos nesta revisão foram limitados à mão, punho e procedimentos de partes moles do cotovelo e foram excluídos se os principais procedimentos estudados envolviam o ombro.
Um total de 510 estudos foram identificados na pesquisa com 18 critérios de inclusão. Evidências de alto nível de eficácia de eficácia de intervenções não dependentes de opioides para o controle da dor após cirurgia da mão (níveis I e II de evidência). Os resultados fornecem diretrizes aplicáveis em evidências para recomendações de protocolos de tratamento sem opioides e com estratégias de mitigação do uso dessas drogas (níveis de evidência I e II).
Saiba mais: Debridamento aberto ou artroscópico para artrite séptica de punho?
Conclusão
Uma revisão foi importante porque demonstrou que as intervenções sem opioides são adequadas em vários aspectos do tratamento da dor em comparação com os tratamentos com opioides. Dessa forma, as provas reforçadas nesta revisão devem ser fortemente aceitas para orientação de controle da dor após cirurgia da mão e fornecer um meio para diminuir a prescrição excessiva de opioides nos Estados Unidos e no resto do mundo.
Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
confuso
Outros
Sucesso!
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
Avaliar artigo
Dê sua nota para esse conteúdo.
Você avalia esse artigo
Sua avaliação foi registrada com sucesso.
autor
Médico pela UERJ ⦁ Ortopedia e Cirurgia da Mão pelo INTO ⦁ Mestrando em Ciências Aplicadas ao Sistema Musculoesquelético (INTO)
- Horne MJ, Kotamarti VS, Patel A. Reduzindo a exposição a opioides após cirurgia ambulatorial comum da mão: uma revisão sistemática. Mão (NY). 9 de maio de 2023:15589447231168909. DOI: 10.1177/15589447231168909.
Deixe um comentário