Botafogo anuncia a contratação de Alex Telles
O Botafogo anunciou oficialmente a contratação do lateral-esquerdo Alex Telles, de 31 anos. Ele estava no Al-Nassr e chegou livre após rescindir com o clube saudita. O contrato com o Alvinegro vai até o fim de 2026.
Com passagens porela seleção brasileira e grandes clubes da Europa, como Inter de Milão, Porto, Manchester United e Sevilla, o defensor chega com status para brigar pela titularidade com Cuiabano, um dos destaques da equipe neste Brasileirão.
O Al-Nassr havia ultrapassado o novo limite de jogadores estrangeiros proposto pela federação saudita com a chegada do goleiro Bento. Para poder inscrever novos atletas não-sauditas, optou por rescindir com o lateral. Aos 31 anos, ele encerrou a passagem no clube saudita com três gols e seis assistências em 44 partidas disputadas.
Alex surgiu no futebol brasileiro na base do Juventude e se destacou pela equipe no Campeonato Gaúcho e na Série D do Brasileirão. Ao ponto de chamar a atenção do Grêmio. No tricolor, disputou 51 partidas com um gol e quatro assistências se colocando entre os melhores da posição no país.
Foi vendido ao Galatasaray no começo de 2014 por 6 milhões de euros (cerca de R$ 19 milhões na cotação da época). Após duas temporadas de destaque na Turquia, deu um salto na carreira indo para a Inter de Milão.
O período na Itália foi curto. Uma temporada depois acertou a transferência para o Porto onde viveu o auge e chamou a atenção de Tite, então treinador da seleção brasileira. Em pouco mais de quatro anos em Portugal, jogou 195 partidas, fez 26 gols e deu 54 assistências, despertando a cobiça do Manchester United.
Permaneceu na Europa por outros duas temporadas, duas pelo Manchester United e uma pela Sevilha, clube em que precisou se recuperar de uma ruptura no ligamento cruzado posterior sofrida durante a Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022.
Recuperado, se transferiu para o Al-Nassr no começo do projeto de grande investimento da Saudi Pro League.
ge