Dois candidatos a prefeito são eleitos com 100% dos votos válidos em RO
Casos aconteceram em Cerejeiras e Theobroma, segundo TSE.
Porcentagem ficou com um candidato, pois adversário está impugnado.
Dois candidatos a prefeito de Rondônia foram eleitos com 100% dos votos no último domingo (2). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cerejeiras (RO) e Theobroma (RO) tinham apenas dois registros de candidaturas cada, porém nos dois municípios um dos candidatos estão indeferidos com base na Lei da Ficha Limpa. Com o indeferimento do registro da coligação partidária, os votos válidos foram todos para o adversário político.
Segundo o TSE, Claudio Santos (PMDB) teve mais de 3,4 mil votos no domingo em Theobroma, mas como a candidatura dele tem indeferimento com recurso os votos foram anulados. Com a impugnação de Claudio, o segundo colocado, Antonio Neto (PTB), foi eleito com 2.850 votos e ficou com 100% dos votos válidos.
Outra cidade de Rondônia que o candidato a prefeito obteve 100% dos votos válidos é Cerejeiras. O atual prefeito, Airton Gomes (PP), disputava o cargo contra Kleber Calixto (PMDB). Na eleição de domingo, Airton teve 6.421 votos e Kleber 3.500. Por causa do indeferimento do adversário, Airton apareceu com 100% dos votos válidos.
De acordo com o TSE, ainda não existe dados estatísticos de quantas cidades do país também têm a situação indefinida em razão de candidaturas indeferidas que obtiveram sucesso nas urnas.
Em Rondônia foram eleitos 51 prefeitos no domingo. Somente Porto Velho, por ter mais de 200 mil eleitores, terá eleições de segundo turno no dia 30 de outubro.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), mais de 17 mil mesários trabalharam no estado nas eleições municipais. Os eleitores foram a 685 locais de votação para escolher entre 150 candidatos.
Fonte: G1