Connect with us

Política

CPI da Covi-19 deverá ter 1ª reunião presidida por Otto Alencar

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do novo coronavírus deverá ter a primeira reunião presidida pelo senador Otto Alencar (PSD/BA). Isso pois com 73 anos, Otto Alencar configura a idade mais avançada entre os demais integrantes deste colegiado.A Comissão vem sendo criada para investigar possíveis omissões do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na…

Publicado

on

CPI da Covi-19 deverá ter 1ª reunião presidida por Otto Alencar

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do novo coronavírus deverá ter a primeira reunião presidida pelo senador Otto Alencar (PSD/BA). Isso pois com 73 anos, Otto Alencar configura a idade mais avançada entre os demais integrantes deste colegiado.

A Comissão vem sendo criada para investigar possíveis omissões do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na atual pandemia de Covid-19. Entre outras ações da CPI, as atenções deverão voltar-se para Manaus, capital do Amazonas, onde houve aumento nos casos de mortes devido à falta de oxigênio medicinal.

Doentes também precisaram ser transferidos para estados vizinhos.

Nomes da Comissão Parlamentar

A relação com nomes dos 18 integrantes desta Comissão Parlamentar foi lida no Senado Federal, na tarde desta quinta-feira (15), pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM/MG). A lista continha os nomes dos titulares e suplentes.

O autor do requerimento dessa instalação da Covid-19 é o senador Randolfe Rodrigues (Rede/Ap). A leitura dos nomes dos membros para a Comissão Parlamentar de Inquérito se apresentava como o procedimento fundamental para esta instalação.

Pacheco orienta Comissão Parlamentar

Como presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG) terá a incumbência de orientar diretrizes do processo, além de comunicar se a CPI acontecerá nas modalidades online ou presencial.

O senador Randolfe Rodrigues sugeriu como data de instalação o próximo dia 22 de abril. Os nomes dos senadores titulares que compõem a CPI, são: Renan Calheiros (MDB/AL), que de acordo com o G1, é próximo à oposição, porém se diz independente; Eduardo Braga (MDB/AM (independente); Ciro Nogueira (PP/PI), ala governista;

São ainda titulares da Comissão Parlamentar, os senadores: Otto Alencar (PSD/BA), próximo à oposição, mas se diz independente; Omar Aziz (independente); Eduardo Girão (Pode/CE); próximo do governo, porém se diz independente; Tasso Jereissati (PSDB/CE), próximo à oposição, porém se define como independente; Randolfe Rodrigues (Rede/AP)- atua na oposição; Humberto Costa (PT/PE)- oposição; Marcos Rogério (DEM/RO), próximo ao governo, porém sua opção é ser independente e Jorgino Mello (PL/SC), governista.

Suplentes da Comissão Parlamentar

Já, os senadores suplentes são: Luiz Carlos Heinze ( PP/RS); Jader Barbalho (MDB/PA); Angelo Coronel (PSD/BA)Marcos do Val (Pode/ES); Rogério Carvalho ( PT/SE); Alessandro Vieira (Cidadania); Zequinha Marinho (PSC/PA).

Seguindo neste contexto, o primeiro encontro dos integrantes da Comissão parlamentar de Inquérito deverá ser na forma presencial, porque a eleição para presidente dessa constituição tem de ser secreta.

Diferente do senador Randolfe Rodrigues (Rede /AP), que escolheu dia 22, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco propõe o dia 27 para essa instalação. A estratégia para eleição da mesa condutora de processo prevê disposição de urnas nos corredores e garagem do Senado Federal, favorecendo o distanciamento entre os integrantes da Comissão, por causa da pandemia do novo coronavírus.

Não perca a nossa página no Facebook!

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS







Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp