Connect with us

Cidades

Governo de Rondônia investe na capacitação dos profissionais da Segurança Pública

Publicado

on

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem investido no aperfeiçoamento e capacitação de seus servidores para combater os crimes transfronteiriços com mais eficiência, em defesa da Segurança da população rondoniense. No último curso realizado, mais de 200 agentes de Segurança Pública passaram por treinamento e agora são especialistas em Segurança Multidimensional na região de fronteira.

Realizado de forma remota pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, em parceria com representantes da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, o curso de Segurança Multidimensional nas Fronteiras é específico para policiais que atuam na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, região conhecida como foco de atuação do crime organizado e no Uruguai. O curso beneficiou, 234 agentes de Segurança Pública de Rondônia, entre delegados, oficiais da Polícia Militar (PM), peritos, policiais civis e militares.

A promoção da capacitação para os agentes que atuam nas fronteiras e divisas do país, ocorreu por intermédio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que assinou um acordo de Cooperação Técnica com a Universidade de São Paulo (USP) e foi desenvolvida com o uso da plataforma “moodle” da USP.

De acordo com o secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, o propósito do curso é padronizar o modo de atuação entre as instituições que lidam coibindo o comércio de produtos falsificados e contrabandeados na fronteira, para um melhor enfrentamento às organizações criminosas, inclusive narcotraficantes. “Os profissionais saíram com uma gama de conhecimento técnico e jurídico para atuarem, da melhor maneira possível, no enfrentamento das organizações criminosas que atuam nas regiões de fronteira do país. Os agentes de Segurança Pública de Rondônia receberam todo apoio necessário para o bom desenvolvimento do curso”, observou.

A Sesdec disponibilizou ainda, todo o suporte da Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária para atender as dúvidas e demandas oriundas do curso. O sargento PM Radilson Reis da Silva, que esteve à frente do suporte e da coordenação, afirmou ser uma experiência de suma importância, uma vez que irá agregar na atuação dos profissionais na proteção das fronteiras e divisas do Estado. “Foi uma grande satisfação poder contribuir com mais de 200 agentes de segurança pública e parabenizo a todos os formandos pela dedicação nesses quase três meses de curso”, declarou o sargento.

Os profissionais, que atuam diretamente no Batalhão de Fronteira, já estão aplicando em seu dia-a-dia, o aprendizado absorvido no curso. Essa é mais uma iniciativa do Governo de Rondônia na busca, de forma estratégica, de ações que promovam a Segurança do Estado, combatendo o crime organizado e valorizando os profissionais de área.

Fonte:SECOM

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp