Connect with us

Visão de Fato

Visão de Fato – 12 de Janeiro de 2021

Publicado

on

A vacina é emergencial e, por isso, não deve ser obrigatória.

Segunda-feira (11), a Anvisa informou que o corpo técnico da agência já começou a analisar o uso emergencial das vacinas Coronavac e da AstraZeneca. O órgão trabalha há anos com o Instituto Butantan, a Fiocruz e o Ministério da Saúde na produção de vacinas.

O corpo técnico é independente e conta com biólogos, biomédicos, médicos, estatísticos e farmacêuticos. Eles atestam a eficácia, a segurança, a qualidade, os riscos e a possibilidade de monitoramento das condições adversas. Depois dessa etapa, a análise feita pelo corpo técnico segue para a diretoria colegiada da agência. Essa dá o parecer final.

No entanto, a Anvisa destacou que o uso é emergencial e que a vacina está em etapa de desenvolvimento clínico e experimental, isso porque falta tempo para avaliar as reações adversas a longo prazo. Já foi comentado isso, e por isso é que a vacina deve ser obrigatória.

A Ford vai deixar o Brasil.

A Ford encerrou a produção de veículos no Brasil, o que é uma péssima notícia. Foram 101 anos. Nós tivemos o fordeco. A tradicional fábrica de São Bernardo do Campo (SP) está fechada desde 2019.

A empresa anunciou, na segunda-feira (11), que irá fechar a fábrica de Camaçari (BA). A ida da Ford para a região foi uma grande conquista. Além dela, serão encerradas as atividades em Horizonte (CE), que faz o Troller; e a de Taubaté, que produz motores.

Será uma diretoria administrativa para a América do Sul em São Paulo, o campo de provas em Tatuí (SP) e o centro de desenvolvimento de projetos na Bahia. A comercialização para o Brasil ainda será feita, mas importando da Argentina.

Difícil entender porque a Ford optou pela Argentina. Nos anos 1970, as grandes empresas fugiam do país vizinho em decorrência da conjuntura política. Mas as coisas mudaram.

Porém, ao que tudo indica, a economia argentina será mais afetada pela pandemia do que a brasileira. A empresa afirma que estava enfrentando dificuldades no Brasil e que a pandemia agravou a situação.

Reitoria dividida em Pelotas

O presidente Jair Bolsonaro escolheu Isabela Andrade para a reitoria da Universidade Federal de Pelotas. Mas, apesar da decisão do presidente, a instituição decidiu que terá dois reitores ao mesmo tempo.

A lista tríplice apresentada ao presidente mostrava Andrade como a segunda mais votada pela comunidade acadêmica. Como Paulo Ferreira – o mais votado – e a escolhida por Bolsonaro são da mesma chapa, eles decidiram administrar a universidade juntos.

Vamos vencer a Covid

O registro de óbitos nos cartórios aumentaram 14% de 2019 para 2020. Diferença muito parecida com 2015 a 2016 e 2017 a 2018. No ano passado foram registradas 1,44 milhão, dessas 13% foram de Covid-19. Isso é muito alto. Mas a gente vai acabar ganhando essa.

Por Marco Aurélio Candido

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp