Connect with us

Cidades

CASOS DE DEPRESSÃO AUMENTAM 70% EM RONDÔNIA E JÁ ATINGEM 113 MIL PESSOAS, INDICA PESQUISA

Publicado

on

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgou nesta sexta-feira (20) que os casos de depressão em pessoas acima de 18 anos aumentaram cerca de 70% no estado de Rondônia, entre 2013 e 2019.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013 eram 67 mil pessoas diagnosticada com depressão em Rondônia. Já no ano passado haviam 113 mil com o mesmo diagnóstico.

A capital Porto Velho, no mesmo período, teve um dos números mais expressivos. Subiu de 4 mil pessoas com depressão para 21 mil em um período de seis anos.

Os dados da PNS indicam ainda que, dos rondonienses com depressão, 36,2% usaram medicamento para a doença, 21,9% faziam psicoterapia e 16,1% possuíam grau intenso ou muito intenso de limitações nas atividades habituais.

“Entre os estados da Região Norte, Rondônia tem a maior proporção de pessoas com mais de 18 anos com diagnóstico de doença mental (como esquizofrenia, transtorno bipolar, psicose ou TOC): 5%”, indica o IBGE.

SINTOMAS DA DEPRESSÃO

Profissionais da psicologia indicam alguns sinais de alerta vermelho para os sintomas da depressão: falta de ânimo ou energia incapacitante; não se sentir capaz para se arrumar, pentear o cabelo, tomar banho; não se sentir capaz de executar pequenas atividades domésticas ou de home office; automutilação; ter pensamentos obsessivos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp