Connect with us

Política

Maia diz que Arthur Lira é o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o deputado Arthur Lira (PP-AL) é o candidato de Jair Bolsonaro à Presidência da Câmara. A declaração foi dada ao jornal Folha de S.Paulo.A Câmara terá eleições em fevereiro do ano que vem. Maia não deve disputar 1 novo mandato à frente da Casa, mas tentará…

Publicado

on

Maia diz que Arthur Lira é o candidato de Bolsonaro à presidência da Câmara

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o deputado Arthur Lira (PP-AL) é o candidato de Jair Bolsonaro à Presidência da Câmara. A declaração foi dada ao jornal Folha de S.Paulo.

A Câmara terá eleições em fevereiro do ano que vem. Maia não deve disputar 1 novo mandato à frente da Casa, mas tentará eleger 1 sucessor. Lira deverá ser 1 dos concorrentes.

“Eu acho que é o candidato do Bolsonaro”, disse ao jornal. “Eu acho não. O Bolsonaro está dizendo isso para os partidos, pelo menos é o que estão me dizendo”, declarou o presidente da Câmara.

“Pelo que eu recebo de informações de presidentes de partidos, o presidente Bolsonaro apoia o Arthur Lira. É o candidato dele e é legítimo que o presidente tenha o seu candidato”, afirmou Maia.

Lira é o principal líder do bloco conhecido como Centrão. Ele se aproximou do governo ao longo de 2020. O processo envolveu a indicação de apadrinhados políticos para cargos na administração federal.

“O Arthur é 1 ótimo líder e, tendo o apoio do presidente Bolsonaro, é 1 candidato forte”, analisou Maia na entrevista à Folha de S.Paulo.

O deputado disse, porém, que a discussão sobre sua sucessão deveria ser feita “mais para frente”.

O plenário da Câmara está com a pauta obstruída. Deputados do Centrão usam a obstrução para pressionar contra o impasse na CMO (Comissão Mista de Orçamento).

Havia acordo no início do ano para Elmar Nascimento (DEM-BA) presidir o colegiado. Ele é aliado de Rodrigo Maia. Arthur Lira tenta emplacar Flávia Arruda (PL-DF) no posto. Quem sair vencedor se fortalece para a disputa de fevereiro.

“Eu de fato não acho que a gente deva olhar a comissão de Orçamento, o plenário da Câmara, olhando a eleição. E ele [Lira] está dizendo que não está. Ótimo. A partir da próxima semana a gente vai conseguir voltar a aprovar medidas provisórias, destrancar a pauta”, declarou Rodrigo Maia.

“O Arthur tem dado todas as demonstrações, desde que eu assumi a Presidência, de responsabilidade com a agenda do Brasil“, disse o presidente da Câmara.

Rodrigo Maia também declarou que pretende incluir os partidos de esquerda nos acordos que envolverem sua sucessão.

“Pretendo construir 1 nome que introduza eles na Mesa Diretora, voltando a dar espaço para mais de 1 partido da esquerda na Mesa e que compreenda que a Câmara é uma Casa plural, da democracia. Não é uma questão numérica, é uma questão de respeito à minoria”, afirmou.

Atualmente, apenas o PDT tem uma cadeira na Mesa Diretora como titular. Mário Heringer (PDT-MG) é o 2º secretário. Rafael Motta (PSB-RN) e Paulão (PT-AL) são suplentes.

Maia tem bom relacionamento com os partidos de oposição. O ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a sugerir que ele teria feito acordo com a esquerda para evitar privatizações.

O caso foi 1 dos últimos de uma série de atritos entre Guedes e o presidente da Câmara. Depois, os 2 se reconciliaram.

Continuar lendo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp