agronegócios

Pesquisa desenvolve alternativas para arroz-daninho

Por meio de uma mutação pesquisadores desenvolveram linhagens tolerantes à herbicidas

Em arroz irrigado, as plantas daninhas, além de reduzirem a produtividade e a qualidade de grãos, também encarecem o processamento industrial e depreciam o produto beneficiado. O arroz-daninho é a principal planta que limita a produtividade do arroz irrigado.

Por meio de uma mutação induzida por raios gama, pesquisadores da Epagri de Itajaí (SC), desenvolveram linhagens tolerantes à herbicidas usados no controle do arroz-daninho. A pesquisa comprovou que os herbicidas não apresentam atividade residual no solo e abre perspectiva para o controle químico seletivo da espécie que prejudica as lavouras de arroz em Santa Catarina.

O pesquisador Alexander de Andrade, esclarece que o arroz-daninho ocorre praticamente em todas as regiões produtoras de arroz do mundo. “No Brasil, é a infestante mais comum nos cultivos de arroz irrigado, ocasionando severas reduções de produtividade e de qualidade de grãos”, diz.

O controle do arroz-daninho em lavouras infestadas deve ser realizado com a utilização de um conjunto integrado de práticas, que incluem uso de sementes certificadas, alternância do sistema de semeadura, manejo da água, preparo antecipado do solo, controle mecânico, alternância de herbicidas com distintos modos de ação.

Fonte: Epagri

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar
Fechar
WhatsApp Fale via: WhatsApp