Curiosidades

Saiba mais sobre a doença de Lyme, que afeta o cantor Justin Bieber

Entenda a doença de Lyme, que afeta os cantores Justin Bieber e Avril Lavigne

O cantor Justin Bieber supreendeu seus fãs nesta quarta-feira ao fazer um post no Instagram confirmando que foi diagnosticado com a doença de Lyme, como havia revelado o site “TMZ”. Essa doença, rara no Brasil, costuma aparecer em moradores do hemisfério Norte, nos continentes da América do Norte, Europa e Ásia. Quem contribuiu bastante para sua conscientização foi a cantora Avril Lavigne. A artista tornou a informação pública sobre sua condição em 2015 e chegou a se afastar dos palcos por causa disso.

A doença de Lyme é causada por uma bactéria (Borrelia burgdorferi) transmitida pela picada do carrapato-estrela, que não costuma aparecer em áreas urbanas. Por isso, habitantes de áreas rurais e turistas que fazem passeios em meio à natureza são mais vulneráveis ao contágio. Para a doença ser transmitida, o carrapato precisa ficar aderido à pele por tempo prolongado, como por 24h. Seu nome vem da cidade em Connecticut, nos Estados Unidos, onde foi descoberta.

Não há ainda uma vacina disponível na prevenção da doença, mas existe tratamento, fundamental para uma recuperação do paciente. Se não tratada, a doença de Lyme pode comprometer o sistema nervoso e levar a meningite, encefalite, lesões no nervo óptico e problemas de equilíbrio. Também podem ocorrer complicações cardíacas como arritmias e miocardite, além de acometimento crônico das articulações.

Apesar de incomum no território brasileiro, um arquivo do Ministério da Saúde disponível online ressalta a necessidade de procurar um hospital em caso do aparecimento dos sintomas: febre, dores de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dores musculares e articulares e mal-estar geral. Eles podem durar semanas ou meses.

No post do Instagram, Justin escreveu que enquanto internautas o acusavam de usar drogas, ele estava passando por um período que “afetou sua pele, mente, energia e toda sua saúde de forma geral”, quando foi diagnosticado com a doença de Lyme e, junto disso, “um caso sério de mononucleose”.

“Essas coisas serão explicadas mais adiante em uma série de documentos que colocarei no YouTube em breve. Vocês poderão saber tudo o que venho lutando e SUPERANDO!! Tem sido dois anos difíceis, mas receber o tratamento certo que ajudará a tratar esta doença ainda incurável e voltarei e melhor do que nunca”, afirmou o canadense.

A mulher de Justin, a modelo Hailey Bieber, agradeceu toda a conscientização sobre a doença de Lyme que a cantora Avril Lavigne tem feito nos últimos anos.

“Envio muito amor para @AvrilLavigne. Obrigada por tudo que você fez para conscientizar as pessoas sobre (a doença de) Lyme. Você é incrível”, afirmou.

A canadense também usou o Twitter para enviar uma mensagem ao casal.

“Obrigada @HaileyBieber por suas amáveis palavras. Lamento ouvir sobre @justinbieber ter que passar por esta terrível doença. O fato de ser difícil de diagnosticar e ser tão debilitante foi algo que eu também sofri, e é por isso que dediquei tanto tempo, energia e esforço a conscientizar e ajudar os outros, por meio da @avrilfoundation e a manter sua #HeadAboveWater (referência à música de mesmo nome que, em português, significa ao pé da letra “cabeça acima da água”). Como você sabe, Lyme é uma pandemia global, mas não uma prioridade global… vamos mudar isso juntos!!! #DoençaDeLyme #LutaContraLyme”, publicou Avril.

Fonte:Extra

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar
Fechar
WhatsApp Fale via: WhatsApp