CidadesOuro Preto

Piloto de parapente cai em árvore e fica por horas esperando resgate em Rondônia

Piloto de parapente cai em árvore e é resgatado após quatro horas

Um piloto de parapente que fez um salto na tarde do domingo (29) de uma das rampas do morro Chico Mendes em Ouro Preto do Oeste (RO) perdeu a sustentação de voo devido a falta de termais e caiu sobre uma árvore, permanecendo por quase cinco horas enroscado em galhos pelas cordas do equipamento, a 100 metros do chão e a 100 metros da rampa de saltos.

O piloto de nome Cláudio Pereira dos Santos de 34 anos, que mora em Ji-Paraná, “arborizou” na linguagem dos pilotos por volta de 17h40, desmaiou três vezes enquanto estava na difícil situação, e o difícil resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros com auxílio de policiais militares, só terminou às 21h58min.

Na imagem do piloto pendurado, ao fundo, aparecem as luzes da cidade de Ouro Preto do Oeste. O piloto ficou em uma árvore aproximadamente a 100 metros abaixo da rampa, em área de difícil acesso. Três sargentos e um cabo do Corpo de Bombeiros trabalharam na operação de salvamento do piloto. Eles utilizaram uma cadeira de salvamento, prancha, cabo de polietileno e mosquetão para se movimentar até o piloto e resgatá-lo.

Foi realizado procedimento de amarrações em uma maca, além de 2 sistemas para içamento da vítima pela subida e apoio dos combatentes no local, ambos com backup.

Após o resgate a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal, com pressão arterial muito baixa.

Como o piloto ficou suspenso por mais de 2 horas, causou alteração na sua circulação sanguínea e a queda da pressão.

Um experiente piloto de Ouro Preto do Oeste que participa do XC Amazonas, e detém vários recordes de voos de longa distância, comentou a respeito do acidente envolvendo o esportista de Ji-Paraná.

Segundo ele, no final da tarde deste domingo havia poucas condições de voo, e talvez por falta de experiencia o piloto margeou o morro e se aproximou muito, não conseguindo vento para se afastar da encosta, vindo a enroscar na árvore.

O corpo de bombeiros resgatou o piloto em uma árvore e uma ribanceira de aproximadamente 100 metros.

Fonte:Rondônia Urgente

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Close
WhatsApp chat Fale via: WhatsApp