Brasileirão 2019Esporte

Antes ‘copeiro’, Felipão tenta acabar com série negativa em mata-matas

Multicampeão em torneios eliminatórios, treinador amarga quatro quedas nesse tipo de campeonato desde que retornou ao Palmeiras, em 2018

O confronto entre Grêmio e Palmeiras pelas quartas de final da Copa Libertadores marca mais um encontro entre Luiz Felipe Scolari e o Tricolor gaúcho, time pelo qual conquistou vários títulos e sempre admitiu ser torcedor. O treinador também se tornou ídolo do Verdão, principalmente pela primeira passagem no comando do clube, entre 1997 e 2000, quando conquistou a Libertadores de 1999.

Felipão adquiriu fama de copeiro ao longo da carreira pelos vários títulos que conquistou em torneios de mata-mata. Nos anos 90, quando comandou o Grêmio, o treinador conquistou a Libertadores, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Pelo Palmeiras, Felipão também ganhou Libertadores e Copa do Brasil, além de uma Copa Mercosul. O título mundial com a seleção brasileira em 2002 só ratificou a estrela do treinador em torneios eliminatórios.

Na segunda passagem pelo Palmeiras, entre 2010 e 2012, em um time com poucas estrelas, Felipão levou o Verdão ao segundo título da Copa do Brasil, eliminando o Grêmio de Vanderlei Luxemburgo na semifinal. Neste retorno ao clube paulista, o treinador voltou a ter um time mais qualificado nas mãos e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2018, porém o aproveitamento em mata-mata está longe do esperado pelo torcedor palmeirense e do que se espera do treinador.

Em 2018, o Palmeiras priorizou a Copa do Brasil e a Libertadores, mas sucumbiu na semifinal nos dois torneios. Na competição nacional, o Verdão foi eliminado pelo Cruzeiro após ser derrotado por 1 a 0, no Allianz Parque, e empatar em 1 a 1, no estádio do Mineirão. Na Libertadores, o time eliminou Cerro Porteño, do Paraguai, e Colo Colo, do Chile, nas oitavas e quartas de final, mas caiu diante do Boca Juniors, da Argentina, na semifinal.

Neste ano, o Palmeiras fez a segunda melhor campanha da fase de classificação no Campeonato Paulista. Eliminou o Novorizontino nas quartas, mas acabou eliminado pelo São Paulo na semifinal, após dois empates por zero a zero e derrota nos pênaltis. Na Copa do Brasil, o Verdão entrou direto nas oitavas de final e eliminou o Sampaio Corrêa. Nas quartas, confronto difícil contra o Inter e nova eliminação. Depois de vencer em casa por 1 a 0, o time perdeu o jogo de volta pelo mesmo resultado e foi desclassificado nos pênaltis.

O confronto desta terça-feira (20), será o quinto mata-mata de Luiz Felipe Scolari no comando do Palmeiras neste retorno ao clube. O duelo será justamente contra uma equipe famosa pelo estilo copeiro e que tem priorizado os torneios eliminatórios nos últimos anos. Enquanto o Palmeiras segue na disputa pelo título do Brasileirão, o Grêmio ocupa 13ª colocação, mas está próximo da final da Copa do Brasil, após vencer o Athletico-PR por 2 a 0 no primeiro jogo da semifinal.

O primeiro jogo entre Grêmio e Palmeiras acontece nesta terça-feira (20), às 21h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. A partida de volta será no dia 27 de agosto, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

r7

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Close
WhatsApp chat Fale via: WhatsApp