DestaquePolítica

56% dos brasileiros são a favor da reforma da Previdência, mostra pesquisa

Bolsonaro tem 34% de aprovação, segundo pesquisa XP/Ipespe

Mais da metade da população é favorável à aprovação da reforma da Previdência, segundo dados da pesquisa XP/Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) divulgada nesta 2ª feira (8.jul.2019). Do total, 26% são a favor e concordam totalmente com a reforma, enquanto 30% são a favor, apesar de não concordarem com ela totalmente. O número cresceu em relação aos últimos dois meses: em junho, era 52% e em maio, 44%.

A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Eis a íntegra.

A pesquisa, feita por telefone com 1.000 entrevistados, também questionou qual a expectativa da população em relação à aprovação da reforma. A maioria, 80%, acredita que ela será aprovada, seja com nenhuma, com poucas ou com muitas alterações.

Na última 5ª feira (4.jul.2019), a comissão especial que a analisa na Câmara aprovou a reforma por 36 votos a 13. A data da votação da PEC em plenário poderá ser decidida ainda nesta 2ª feira (8.jul.2019).

Aprovação do governo
Pesquisa da XP/Ipespe também mostra a aprovação do governo Jair Bolsonaro. Dados apontam que 34% da população veem o governo como ótimo ou bom, 28% como regular e 35% como ruim ou péssimo.

Os números coincidem com pesquisa do Datafolha divulgada nesta 2ª feira. De acordo com o levantamento do Instituto, 33% acham o governo ótimo ou bom, 31% regular e 33% ruim ou péssimo. Os números da XP/Ipespe são praticamente os mesmos se comparados com os últimos dois meses.

‘Vaza Jato’
Os entrevistados também deram opinião sobre o vazamento das conversas do ministro da Justiça, Sergio Moro, então juiz federal, com os procuradores da Lava Jato. Em junho, 84% tomaram conhecimento dos diálogos, mas 51% acreditam que isso não vai mudar a opinião das pessoas sobre a operação.

Além disso, 43% acha que a Lava Jato não cometeu excessos no combate à corrupção. Na contramão, 33% acham que houve excessos e algumas das decisões da investigação devem ser revistas. Outras 15% acreditam que houve excessos, mas que o resultado valeu a pena.

Fonte:Poder 360

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar
Fechar
WhatsApp Fale via: WhatsApp