AriquemesCidades

Polícia Militar capacita policiais para operações rurais em Rondônia

45 policiais militares participaram do curso operações rurais

A Polícia Militar do Estado de Rondônia e a sociedade civil organizada, por meio de parceria público/privada, de forma inovadora, criaram o Programa de Segurança Rural, com o objetivo de levar mais segurança ao homem do campo e reduzir o tempo de resposta para o atendimento das ocorrências, contribuindo assim na sistematização das medidas de segurança pública nas zonas rurais.

Visando aprimorar os serviços preventivo e repressivo da Polícia Militar em áreas rurais, o 7º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia planejou um programa de instrução e em parceria com a Polícia Militar do Estado do Paraná, a qual disponibilizou seis policiais especialistas, realizaram de 13 a 25 de maio de 2019, na cidade de Ariquemes/RO, a I Instrução de Nivelamento e Conhecimento de Operações Rurais – INC OR.

Participaram do encerramento da I INC OR o Comandante-geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, e o Subcomandante-geral, coronel Rildo José Flores, da Polícia Militar do Estado de Rondônia, que na oportunidade parabenizaram todos policiais militares pelo nivelamento e o Comandante do 7º BPM, pela iniciativa.

O coronel Ronaldo destacou que a Polícia Militar busca formas de prevenção e combate a criminalidade, para levar mais segurança ao homem do campo. “Este nivelamento aprimora a forma de atuar nas áreas rurais, agradeço aos policiais militares do Paraná, conhecedores e atuantes em patrulhamento rural em seu Estado, por propagarem seus conhecimentos e contribuírem para o nivelamento dos nossos policiais.”, finalizou o comandante.

De acordo com o Comandante do 7º BPM, major PM Robinson Brancalhão da Silva, há uma grande quantidade de propriedades rurais em Rondônia e o Programa de Segurança Rural surgiu de uma demanda de implementar uma forma diferenciada de segurança ao homem do campo. “Foram observados vários Estados do Brasil onde as políticas públicas têm dado resultados positivos, e com base em algumas, planejamos um projeto e o adaptamos a nossa realidade.”, explicou.

A parceria do Programa de Segurança Rural com a APRO – Associação dos Proprietários de Imóveis Rurais da Região da RO 257, APA – Associação dos Pecuaristas de Ariquemes e CrediSis/CrediAri, possibilitou trazer seis policiais militares especialistas para ministrarem e coordenarem a I Instrução de Nivelamento e Conhecimento de Operações Rurais. O Comandante do 7º BPM agradeceu a Polícia Militar do Paraná por disponibilizar os policiais, que com dedicação e empenho transmitiram seus conhecimentos em Operações Rurais.

Ao todo, 45 policiais militares do Comando Regional de Policiamento IV (CRP IV) participaram da I INC OR, onde os instrutores do Paraná e de Rondônia aplicaram disciplinas, como: planejamento estratégico e operacional, abordagem, rastreamento terrestre, georreferenciamento aplicado a segurança pública, patrulha rural de fronteira, tiro policial, APH de combate, instrumentos de menor potencial ofensivo, operações simuladas e reais.

Fonte:7º BPM

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Close
WhatsApp chat Fale via: WhatsApp