agronegócios

Digitalização pode garantir o futuro da agricultura

Cientistas alemães lançaram um projeto para modernizar a produção agrícola

A digitalização dos processos de produção de alimentos pode ser o método responsável pela garantia da segurança alimentar de uma população que pode chegar a 9 bilhões de pessoas nos até o ano de 2050. Pensando nisso, o Centro Leibniz de Pesquisa da Paisagem Agrícola (ZALF), da Alemanha, lançou o projeto “Sistema Agrícola do Futuro: DAKIS – Sistema Digital de Conhecimento e Informação Agrícola”.

“Para produzir mais alimentos a longo prazo, temos que encontrar um equilíbrio entre a intensificação da produção, por um lado, e os aspectos de sustentabilidade, por outro”, diz o professor Sonoko Bellingrath-Kimura, chefe do projeto e agrônomo da ZALF. “A digitalização agora nos dá as ferramentas para moldar esse meio-termo”, completa. No projeto DAKIS, os pesquisadores querem desenvolver um sistema de informação e gerenciamento que seja único em todo o mundo e que combine a otimização da produção com a preservação ambiental e da natureza. requisitos em novos sistemas de cultivo.

“Com o sistema DAKIS, a agricultura do futuro se torna realidade. Estamos lidando com as soluções para os principais desafios enfrentados pela agricultura: mudança climática, segurança alimentar e sustentabilidade, pela primeira vez em um sistema holístico de informações digitais e apoio à decisão, que combina dados em tempo real com simulação, requisitos sociais e fatores econômicos”, indica.

A aplicação deve ser desenvolvida e testada em duas regiões de testes agrícolas muito diferentes, em Passau, na Baviera, e na Uckermark, em Brandemburgo. Enquanto o Uckermark é caracterizado por baixa precipitação anual e uma paisagem agrícola em grande escala em solos com potencial de rendimento médio, o distrito de Passau tem precipitação anual significativamente maior e solos com alto potencial de rendimento em uma paisagem agrícola de pequena escala.

Fonte: Agrolink

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Close
WhatsApp chat Fale via: WhatsApp