AriquemesCidades

Polícia Militar implanta projeto vizinhança segura e cidade segura em Ariquemes

Polícia Militar implanta projeto para tentar diminuir a violência em Ariquemes

Com os objetivos de reduzir os índices de criminalidade, estreitar o relacionamento entre comunidade e Polícia Militar, e reforçar a segurança pública na área comercial de Ariquemes, o 7º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia – 7° BPM implantou na manhã desta quarta-feira (06/02) os Projetos Vizinhança Segura e Cidade Segura.

Vizinhança Segura – Este é mais um dos projetos institucionais da Polícia Militar de Rondônia, com base na filosofia de polícia comunitária, têm os objetivos de reduzir os índices de criminalidade, estreitar o relacionamento entre comunidade e Polícia Militar, e reforçar nos moradores a vigilância natural e ajuda mútua.

Em Ariquemes foi escolhido um bairro com base nos índices de criminalidade, mediante a estes dados uma equipe de policiais militares visitou muitas residências e realizou entrevistas com questionamentos voltados a rotina, conhecimento da vizinhança, vítimas de crimes, entre outros temas. De acordo com a equipe 73 residências decidiram participar do Projeto, cada uma receberá uma placa de identificação, a equipe também criou um grupo um aplicativo de conversa para fomentar nos moradores o cuidado com o outro e a vigilância natural.

Cidade Segura – Este é um Projeto do 7° BPM, que também tem como base o policiamento comunitário, visando reforçar a segurança pública na área comercial de Ariquemes. O Comandante do 7° BPM, Major Robinson Brancalhão da Silva, falou sobre o funcionamento deste Projeto. “Nós realizamos um estudo, criamos rotas de policiamento comercial e para este tipo de policiamento estamos utilizando o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), que atua com a modalidade de policiamento em motocicletas, no qual uma das características é a capacidade de mobilidade mais rápida e diminuição do tempo de resposta. Para a efetivação do Cidade Segura contamos com o apoio de um policial militar, que veio voluntariamente, treinar a equipe, o apoio da ACIA que doou os equipamentos de segurança e do Detran com a cedência de mais motocicletas”.

Ao fazer uso da palavra o Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Mauro Ronaldo Flores Correa, parabenizou os projetos e falou da importância da integração. “A Segurança Pública muito avançou e está avançando cada vez, é muito importante a integração da comunidade e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público, todos têm que estarem engajados nas buscas de soluções para enfrentarmos os problemas em segurança pública. Podemos comparar a Segurança Pública a um time de futebol, onde os goleiros são as policias e os demais são os outros jogadores, se estes jogadores estiverem bem, poucos chutes e gol levarão os goleiros e se eles estiverem mal os goleiros sozinhos não darão conta. Acreditamos que com a participação da comunidade e da sociedade de Ariquemes, logo alcançaremos resultado positivos”.

As autoridades presentes no evento parabenizaram o comando 7° BPM pela inciativa de implantação destes projetos. O Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, Hélio Gomes Ferreira, enfatizou que a Sesdec esta aberta para apoiar e desejou sucesso no desempenho dos projetos.

A classe empresarial também apoia os Projetos. “A Polícia Militar pode contar com nosso apoio, estamos otimista e acreditamos que o Cidade Segura será bem sucedido e replicado em todo o estado de Rondônia”, destacou Francisco Hidalgo Farina, presidente da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Ariquemes.

Representando o Ministério Público/MP, o Titular da 5ª Promotoria de Ariquemes e Curador da Segurança da Comarca, o Promotor Marcus Alexandre de Oliveira Rodrigues, enfatizou o apoio da Instituição a estes projetos. “Podem contar sempre com o comprometimento do MP nesta luta contra criminalidade, que não é fácil. Ariquemes, proporcionalmente falando, é uma das cidades mais violentas do Brasil, mas sabemos que aqui há pessoas valorosas e que querem lutar para mudar esta realidade.”

O evento contou com a participação dos moradores e do Antônio (Joca), presidente da Associação do Bairro Setor 06; vários empresários e muitas autoridades: Diretores da ACIA; Chefe do Estado Maior Geral da PMRO, coronel Almeida; Comandante Regional de Policiamento IV, Alexandre Faria Gonzaga; secretário municipal da Secretaria de Segurança e Trânsito de Ariquemes, Ricardo Rodrigues; Vice prefeito de Ariquemes, Lucas Follador; vereadores de Ariquemes e representantes dos deputados estaduais Adelino Follador e Alex Redano.

Fonte:PM

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP2FB Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Close
WhatsApp chat Fale via: WhatsApp