CidadesGeral

ESPAÇO ABERTO: População sofre com a incompetência na gestão do transporte público

GREVE DOS ÔNIBUS

Prefeitura, Consórcio Sim e Sindicato dos Motoristas e Cobradores se reúnem hoje ás 9h00 da manhã na sede do TRT (Tribunal Regional do Trabalho ), na capital,  para discutir o fim da greve. A categoria não abre mão de benefícios adquiridos ao longo do tempo como cesta básica, vale refeição e vale transporte.  Do outro lado, prefeitura e Consórcio Sim travam uma batalha que, vejam só, não tem a nada a ver com a questão salarial dos motoristas e cobradores. A briga é pela concessão do serviço que segundo consta já não interessaria mais ao SIM e por consequência isso estaria refletindo nos benefícios que teriam sido cortados dos trabalhadores. Vem mais briga por aí. Enquanto isso, 90 mil pessoas que utilizam o transporte coletivo que se virem como puder.

BRINQUEDOTECA ESTIMULA CRIANÇAS

Pelo menos 100 crianças, pacientes internos e que ficam apenas em observação, utilizam por dia a brinquedoteca do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD), em Porto Velho, unidade de Saúde referência no atendimento infantil de alta complexidade em Rondônia. Em média, estima-se que o número de crianças atendidas pelo setor gire em torno de três mil ao mês.

Os números são confirmados pelo setor de estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). No total, quatro brinquedistas trabalham no setor. As atividades são acompanhadas por psicólogos e ajudam consideravelmente na recuperação das crianças.

O local serve como uma espécie de refúgio onde as crianças ouvem estorinhas, trocam experiências com outras crianças, e esquecem dos traumas causados por estar em um hospital onde, em muitos casos, o tempo de internação chega há meses.
Esse tipo de inciativa precisa ser ampliado pois comprovadamente as brincadeiras agem como promotores de bem-estar físico, emocional e amenizador dos traumas gerados pela doença e do processo de hospitalização, assim como possibilita a continuidade do desenvolvimento da criança.

LEPTOSPIROSE

Em 2018 foram registrados 412 casos suspeitos de leptospirose em Rondônia. O número  aumenta no período chuvoso, com enchentes e casas alagadas, ou a partir de ambientes com acúmulo de lixo onde o homem tem contato com a área contaminada.
A leptospirose é uma doença infecciosa aguda, transmitida por meio da bactéria leptospiras, presente na urina do rato. O período de incubação acontece de sete a quatorze dias e os sintomas da doença podem se desenvolver inicialmente com febre, dor de cabeça e no corpo ou com sinais mais agravantes na fase aguda, como febre, dor nos músculos, processo ictérico com o olho amarelo ou com vermelhidão conjuntiva, vômito, náusea e manchas no corpo, podendo evoluir à meningite. As complicações maiores ocorrem com insuficiência renal e hemorragia pulmonar, registradas entre 10% a 15% dos pacientes contaminados, os levando à unidade de tratamento intensivo e, muitas vezes, ao óbito.

A transmissão acontece frequentemente na época de chuvas e enchentes, pois a população tem maior contato com a água contaminada na pele, ferida ou íntegra, quando não há ferimento, mas permanece por um tempo maior na água, ou ainda por mucosa, ao ingerir água ou alimentos contaminados. Mais do que nunca é extremamente importante ficar de olho nessa situação principalmente nesses dias onde parece que o Mundo vai desabar de tanto chover.

PASTAGENS REFORÇADAS

Cerca de duas mil toneladas de calcário serão transportadas para correção de solos em pastagens de oito municípios produtores de leite, conforme informou o coordenador de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Avenilson Gomes da Trindade.

A remessa de calcário para correção de solos em propriedades produtoras de leite será feita nos municípios de Alto Paraíso, Alvorada, Costa Marques, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho do Oeste e Pimenteiras do Oeste, e Distrito de São Domingos, para atender a 81 produtores, com produção acima dos 200 mil litros diários de leite.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, o calcário será utilizado na recuperação de solos ácidos com baixa produção. Padovani diz que o calcário já recuperou mais de um milhão de hectares em áreas degradas que hoje produzem soja, milho, café e pastagem.

PREPARE O BOLSO

Já está valendo o calendário para pagamento do IPVA 2019 para as placas final 1, 2 e 3. Para  obter desconto de 10% sobre o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é necessário antecipar o pagamento em até 60 dias. Ou seja, os veículos que tem o vencimento do documento em janeiro, fevereiro e março devem pagar o imposto até o dia 31 deste mês.

Para os contribuintes que deixarem para fazer o pagamento e renovação do documento no final de fevereiro, o desconto é de apenas 5%, com prazo até o dia 28. O dia 29 de março é a data limite para quitação do imposto sem desconto, e também é o último dia para o pagamento do licenciamento.

Segundo o secretário de Finanças (Sefin), Luis Fernando Pereira da Silva, o desconto é uma forma de facilitar para o contribuinte que, se pagar adiantado, consegue parcelar em três vezes o valor e emitir o documento em dia tão logo pagar todas as parcelas.
Na tabela divulgada pela Sefin, é possível conferir as datas para pagamento com descontos de acordo com o número final da placa automotiva. Por exemplo: contribuintes com placas final 4 (vencimento em abril) devem se antecipar pagando o valor total ou primeira parcela do IPVA no mês de fevereiro, e assim obter desconto de 10%.

A Sefin orienta aos contribuintes que confiram a tabela e programem o pagamento dentro do período estipulado para gerar descontos e manterem regularizada a situação do documento de seus veículos.

CANSATIVO

A solenidade de inauguração do novo prédio da Assembleia Legislativa de Rondônia foi bastante concorrida e cansativa. Foram mais de duas horas de cerimônia até a efetiva inauguração oficial com corte de fita e descerramento de placa. Presentes ao evento políticos atuais, antigos, que estão deixando os cargos e os eleitos no pleito passado. O novo prédio da AL  custou algo em torno de 100 milhões de reais. São 08 andares sendo que em cada andar vão ficar 03 gabinetes de deputados. Além disso, a capacidade da garagem chega a 800 veículos o que, segundo os deputados, vai facilitar a vida de quem precisar se deslocar até o local.

TROCA DE DEPUTADO

Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fez nova totalização de votos e declarou Geraldo da Rondônia deputado eleito no lugar de Jean Mendonça. Em sessão realizada nesta segunda-feira (21), a Corregedoria do TRE realizou o reprocessamento dos 202 votos atribuídos à candidata Francisca Valdecira, da Coligação “Por Amor a Rondônia” – PCdoB, PSC e PMN, em razão do deferimento do seu registro ocorrido em dezembro por decisão colegiada do TSE.

Com essa decisão, o Partido Podemos perdeu uma vaga, até então ocupada por Jean Mendonça, sendo direcionada a Geraldo da Rondônia, primeiro suplente da Coligação “Por Amor a Rondônia”. Nesse caso, o TRE declarou Jean Mendonça como primeiro suplente e Geraldo da Rondônia como deputado eleito.

AINDA DÁ TEMPO

Encerram nesta quarta-feira(23/01), às 14 horas, as inscrições para participar do processo seletivo para escolha dos integrantes da Corte do Rei Momo. A seleção será por meio de propostas. A inscrição é gratuita. Leia o edital AQUI  (página 197 a 200).

Só podem participar maiores de 18 anos que residam na capital. “A realeza da folia é um expoente da cultura carnavalesca e contribui para um cenário mais atraente nos festejos momescos”, declarou o presidente da Fundação de Cultural de Porto Velho (Funcultural), Ocampo Fernandes.

A Corte, composta pelo rei momo, rainha, princesa, arauto, pierrot e bobo da corte, participará dos eventos culturais públicos realizados pela Prefeitura durante o período de carnaval.

A proposta deve conter o release (breve histórico) de atuação com data e fotos que demonstrem o trabalho executado na área em que irá atuar, bem como clipping com fotos e/ou vídeos e apresentações já ocorridas e/ou reportagens que saíram na mídia/redes sociais.

Os interessados devem entregar a proposta e a documentação (cópia de RG e CPF, certidões negativas de débitos junto à Receita Federal, Estadual e Fazenda Municipal, além de comprovação de endereço) na Funcultural, no horário das 8 às 14 horas, em envelope fechado.

FONTE: rondoniaovivo.com

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar
Fechar
WhatsApp Fale via: WhatsApp