agronegócios

CAPIM-AMARGOSO: Um problema que pode estar além do campo

Como uma das plantas daninhas mais resistentes e complicadas do mercado pode estar afetando mais do que o cultivo e a produtividade

O capim-amargoso é uma planta daninha que se adapta a diversos climas e solos variados, em especial no cerrado brasileiro. E os prejuízos causados para produtores de diversas culturas no país são igualmente abrangentes. Por estar adaptado a essa diversidade, seu combate é muito delicado e deve ser iniciado o quanto antes.

O uso do glifosato deve ser na pré-emergência da soja. Sua forma de reprodução, que ocorre por sementes, onde cada planta pode produzir até 50 mil delas, só torna o controle ainda mais complexo. A situação pede um controle em muitas frentes, capaz de enfrentar o problema em igual escala: o manejo pré-plantio.

Um programa de aplicações consistente é visto hoje como a melhor solução. E para este ano, a Syngenta está com uma campanha em vigor que alerta para a importância desse planejamento que, quando não realizado, pode impactar até mesmo na saúde do próprio produtor. É a campanha da Amargosofobia, o medo causado pelo capim-amargoso.

Mesmo com viés mais irreverente, a mensagem por trás da campanha é muito séria. O capim-amargoso precisa ser combatido a todo custo. Felizmente, produtos como Dual Gold, da própria Syngenta, se mostraram ferramentas altamente eficazes no controle. Produtores de todas as regiões do Brasil vêm adotando a estratégia, e ela está dando certo.

É o que mostram os resultados mais recentes. Dual Gold, aplicado ainda na pré-emergência da soja, vem desempenhando muito bem o seu papel e está contribuindo para o fim da Amargosofobia. A grande adesão por parte dos produtores também foi fundamental para o sucesso.

O programa Lavoura Limpa

Indo além de Dual Gold, a Syngenta realiza também o programa Lavoura Limpa, que reúne a eficiência tecnológica de herbicidas em um programa de manejo e monitoramento das plantas infestantes. O grande diferencial do programa é justamente o controle em diferentes momentos e usando herbicidas com modos de ação distintos, incluindo pós e pré-emergentes, resultando em um controle eficaz e que também impede a competição inicial da lavoura com a planta daninha.

Os resultados

Seu modo de ação diferenciado não demorou muito para mostrar bons resultados em campo. Produtores em diversas regiões do Brasil já estão relatando um aumento na performance da lavoura. Mesmo aqueles que estão em contato com o programa pela primeira vez já planejam continuar com ele nas próximas safras.

Para acessar os vídeos com depoimentos dos produtores e também conhecer mais sobre o Programa Lavoura Limpa e Dual Gold, acesse: https://goo.gl/rvnJ79

Fonte: Make – Syngenta
Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar
Fechar
WhatsApp Fale via: WhatsApp