Connect with us

Mundo

Londres e Bruxelas têm princípio de acordo para o Brexit

Publicado

on

O texto para o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia foi concluído e será avaliado nesta quarta-feira (14) pela manhã, por um conselho de ministros do governo britânico, noticiou hoje a BBC.

Uma fonte do governo disse à emissora que o texto foi fechado a nível técnico por integrantes de ambos os lados e que agora terá de ser aprovado a nível político.

A elaboração do documento já dura cerca de dois anos de negociações e, nos últimos dias, tem se prolongado pela noite e madrugada.

 

A emissora irlandesa RTE afirma, por sua vez, que foi ultrapassado o impasse sobre a fronteira entre o território britânico da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, Estado membro da UE, para evitar a introdução de controles alfandegários.

Buscava-se uma solução para, caso a relação futura entre o Reino Unido e o bloco não estar definida até ao final do período de transição, em dezembro de 2020, não houvesse prejuízo à livre circulação de pessoas e mercadorias.

O texto tem agora de ser aprovado pelo conselho de ministros. Porém, no governo existem algumas vozes críticas sobre as soluções que estavam em cima da mesa e sobre o potencial impacto em termos de obrigar o Reino Unido a cumprir normas europeias por tempo indefinido e sem poder intervir.

Na sexta-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Jo Johnson, disse discordar do que qualificou uma alternativa entre “vassalagem ou caos”, e apelou a um novo referendo.

Depois de ser eventualmente aprovado pelo governo, um Conselho Europeu deverá ser convocado para formalizar o acordo, que deverá depois ser votado pelo parlamento britânico e também pelo Parlamento Europeu.

Noticias ao minuto

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp