Connect with us

Plantão Jogo Aberto

Caminhoneiros fazem protestos contra alta do diesel

Publicado

on

Usuários relataram fechamento da BR 364, em Rondônia.

Em protesto contra seguidos aumentos nos preços do diesel, caminhoneiros realizam nesta segunda-feira, 21, uma paralisação em todo o País.

Nesta manhã já foram verificados atos em vários Estados; São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e em Rondônia.

A reivindicação da categoria é pela redução da carga tributária sobre o diesel. Segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que reúne 700 mil caminhoneiros autônomos, o objetivo é zerar a alíquota de PIS/Pasep e Cofins e a isenção da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

Os impostos representam quase a metade do valor do diesel na refinaria. Segundo eles, a carga tributária menor daria fôlego ao setor, já que o diesel representa 42% do custo da atividade. Nos últimos 12 meses, o diesel subiu 15,9% no posto. O aumento é resultado da nova política de preços da Petrobrás, que repassa para os combustíveis a variação da cotação do petróleo no mercado internacional, para cima ou para baixo.

Hoje, o transporte rodoviário responde por 56% de tudo que é fabricado e consumido no País e os autônomos transportam a maior parte da carga rodoviária.

Fonte:Estadão

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp