Connect with us

Plantão Jogo Aberto

Nível do rio Madeira baixa, mas Defesa Civil mantém alerta

Publicado

on

Após ultrapassar 15 metros, o nível do rio Madeira em Porto Velho recuou e começou a baixar. Na manhã de ontem (31), a cota registrada..

 

Após ultrapassar 15 metros, o nível do rio Madeira em Porto Velho recuou e começou a baixar. Na manhã de ontem (31), a cota registrada foi de 14,12 metros na capital e 19,78 metros na região de Abunã. De acordo com a Defesa Civil, o município ainda continua em estado de alerta e a baixa é apenas um repiquete.

O diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, explica que esse repiquete – quando o nível do rio sobe ou baixa repentinamente – já era previsto. “Esse nível que foi registrado hoje, eu considero um repiquete porque a previsão ainda é de chuva acima da média e o nível deve continuar oscilando. O fenômeno La Niña que provoca a diminuição das temperaturas no Oceano Pacífico perdeu força e isso diminui as chuvas”, explicou.

No entanto, o diretor informa que ainda há previsões de chuvas e o rio poderá subir novamente nos próximos dias. “Nós continuamos mapeando as famílias que estão em áreas de riscos porque precisamos estar preparados caso aconteça uma alagação”, disse.

Porto Velho está em estado de alerta desde o dia 19 de janeiro, quando o rio Madeira estava atingiu a cota de 14,55 metros. O decreto nº 15.034, de 19 de janeiro de 2018, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com prazo de vigência de 90 dias.

Dados do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) repassados à Defesa Civil, mostram que a previsão é que o rio pode chegar a cota de 17,10 metros, no máximo, descartando a possibilidade de uma cheia com a que ocorreu em 2014.

Fonte:Rondoniagora

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp