Connect with us

Mundo

Tire suas dúvidas sobre a privatização da Eletrobras

Publicado

on

Confira perguntas e repostas sobre a venda da estatal.

A venda de estatais e de projetos controlados pela União, como a Eletrobras, foi aprovada nesta quarta-feira (23) pelo conselho do PPI (Programa de Parcerias em Investimentos). A coluna mercado, da ‘Folha de S. Paulo’, divulgou uma série de perguntas e respostas sobre a privatização. Veja a seguir:

1. A conta de luz vai aumentar?

Segundo a reportagem, com a venda, em si, não. No entanto, há perspectiva de aumento com a mudança no sistema de venda. Atualmente é utilizado o regime de cotas, que têm preços mais baixos. Após a venda, os controladores dessas usinas podem optar por vender a energia no mercado a preços maiores.

2. Apenas as usinas da Eletrobras serão impactadas?

Não. Atualmente 91 usinas hidrelétricas no Brasil – sendo 14 da Eletrobras – podem optar pela mudança no regime de venda. Com a receita será maior, acredita-se que todas prefiram realizar a mudança.

3. O impacto seria de quanto?

Segundo a estimativa do governo, caso todas as usinas optem pela mudança, a conta de luz aumentaria em 7%.

4. Para quando seria o aumento?

O aumento ocorreria assim que as usinas passarem a comercializar sua energia no mercado. O projeto de mudança, no entanto, ainda está em discussão no mercado. Segundo a reportagem, ele ainda precisa passar pelo Congresso. O governo estima que este processo seja concluído em paralelo com o processo de privatização da Eletrobras.

Fonte: noticias ao  minuto

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp