Connect with us

Mundo

Dois milhões de brasileiros devem receber restituição do IR 2017

Publicado

on

Por ser um ganho extra, é comum que as pessoas utilizem sem planejamento, muitas vezes focando no consumo.

o próximo dia 15 de agosto a Receita Federal pagará o terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Serão mais de 2,012 milhões de contribuintes que receberão esses valores, totalizando cerca de R$ 2,8 bilhões em restituição. Contudo, por ser um valor que muitos consideram extra, a pergunta que fica é qual a melhor forma de utilizar o valor?

Por ser um ganho extra, é comum que as pessoas utilizem sem planejamento, muitas vezes focando no consumo. Contudo, para Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira à frente do canal Dinheiro à Vista, é importante não desperdiçar essa chance de ajustar a vida financeira.

“A primeira preocupação das pessoas deve ser com as dívidas em atraso, especialmente no cheque especial e cartão de crédito: estabeleça estratégia para eliminar o problema. Essas devem ser as primeiras dívidas eliminadas, já que as taxas de juros são muito altas”, orienta.

Entretanto, Domingos alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas do endividamento e não o efeito, e isso só se faz com educação financeira”, orienta.

Já para os contribuintes que não têm dívidas, segundo Domingos, o ideal é investir o dinheiro, mas é importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos das famílias, caso contrário, o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos.“Para sonhos de curto prazo, a serem realizados em até um ano, é interessante aplicar em caderneta de poupança. Para os sonhos de médio prazo, entre um e dez anos, Tesouro Direto, CDB, Fundo de Investimentos e Títulos do Tesouro. Já para sonhos de longo prazo, a partir de 10 ano, Previdência Privada, LCI, LCA e Títulos do Tesouro são bastante indicados”, orienta Domingos.

Fonte: noticias ao minuto

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp