Curiosidades

3 bons motivos para ser solteiro, segundo a ciência

A sociedade teima em colocar pressão nas pessoas que não estão comprometidas, mas já diz o ditado que mais vale estar só do que mal acompanhado.

Estar solteiro não é o mesmo que estar só, isolado, triste ou até mesmo deprimido. Estar solteiro é ter comprometimento consigo mesmo. E isso é bom, segundo a ciência.

Bella dePaulo é uma das mais conhecidas solteiras do mundo da ciência, dedicando grande parte da sua vida profissional a estudar o impacto de não ter uma relação amorosa. Aos 63 anos, conta a BBC, participou numa das conferências TedX e revelou o quão positivo pode ser estar sem ninguém.

conclusões de alguns dos seus estudos e de outras pesquisas, DePaulo listou aquelas que são as três melhores razões para não se ter medo de estar só. Contudo, destaca a especialista, os benefícios deste tipo de ‘independência’ apenas acontecem quando a palavra ‘solteiro/a’ não traz preocupações.

1 – Solteiro/as têm mais contato com outras pessoas.

Se, por um lado, os casados tendem a ‘desaparecer’ da vida social e de grupo, por outro, os solteiros acabam por ter mais amigos e por se esforçarem para mantê-los próximos, algo que fazem também com os pais e que traz benefícios para a saúde (não ter amigos faz tão mal à saúde como fumar).

Diz um estudo realizado em 2015 que as pessoas solteiras “têm mais tendência a manter contato e a receber ajuda dos pais, irmãos, vizinhos e amigos do que os casados”, segundo a BBC.

2 – Os solteiros tendem a ter mais autonomia e a sentirem-se mais satisfeitos.

Para a cientista, a “autonomia, o propósito” e a sensação de estar “no comando das próprias vidas” é algo que as pessoas solteiras conseguem, pois acabam focando as atenções em si, na sua carreira e no seu crescimento pessoal e profissional.

3 – Os solteiros podem ter igual ou melhor saúde do que os casados.

Partindo de um estudo publicado na revista científica Social Forces, a pesquisadora destaca que estar casado nem sempre é sinônimo de boa saúde e que estar solteiro nem sempre é sinônimo de descuido. O estudo diz que o casamento até melhora a saúde mental das pessoas – numa perspectiva de bem-estar – mas que o impacto na saúde física não é assim tão notório, algo que acontece ao contrário com os solteiros, que tendem a escolher um estilo de vida que melhor se aproprie.

Fonte: noticias ao minuto

Tags
Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar
Fechar
WhatsApp Fale via: WhatsApp