Connect with us

Política

Indenização a presos será debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa

Publicado

on

Evento será na próxima sexta-feira, às 15h no Plenário das deliberações

Indenização a presos será debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa

O deputado Léo Moraes (PTB) requereu e teve aprovada em Plenário, a realização de audiência pública na próxima sexta-feira (17), a partir das 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa, para tratar sobre a recente decisão do STF que reconheceu a obrigatoriedade do Estado indenizar presos em razão de danos morais comprovadamente causados em decorrência da falta ou insuficiência de condições legais de encarceramento.

O parlamentar justificou a realização da audiência tendo em visa o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu no último dia 16 de fevereiro, que preços em situação degradantes têm direito a indenização em dinheiro por danos morais.

Segundo Léo Moraes, a Corte entendeu que a superlotação e o encarceramento desumano geram responsabilidade do Estado em reparar os danos sofridos pelos detentos, pelo descumprimento do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

Para o parlamentar, a decisão é no mínimo controversa, posto que o conceito de descumprimento do princípio constitucional da dignidade humana pode ser aplicado em diversas situações em que o Estado deveria se fazer presente e em face de fatores financeiros, interesses políticos e mesmo por puro descaso dos gestores não atua de forma efetiva e eficaz.

Com isso, Léo Moraes afirma que o debate buscará colocar em questão a concessão do mesmo direito às pessoas que têm o princípio da dignidade da pessoa humana violado. Como exemplo cita pacientes obrigados a utilizar hospitais superlotados.

Para contribuir com o debate foram convidadas autoridades de diversos órgãos da administração pública estadual, membros integrantes do Poder Judiciário e a sociedade civil organizada que atua na defesa dos direitos humanos.
Fonte:Decom

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp