Operação Lava jato

Delações da Odebrecht vão dobrar tamanho da Lava Jato, diz procurador

Deltan Dallagnol diz que sofisticação da empreiteira para praticar corrupção causou espanto

Delações da Odebrecht vão dobrar tamanho da Lava Jato, diz procurador

O procurador da República Deltan Dallagnol, responsável pelo processo da Lava Jato no Ministério Público Federal, afirmou em entrevista à agência de notícias AFP que o tamanho da operação deverá dobrar com as delações da empreiteira Odebrecht, em relação ao número de pessoas investigadas.

— A perspectiva é que a operação dobre de tamanho. A colaboração da Odebrecht e de vários de seus funcionários são fatos trazidos que podem continuar em boa parte em Curitiba, mas muito provavelmente vão ser espalhados pelo Brasil criando uma espécie de filhos da operação.

Segundo o procurador, os investigadores ficaram espantados com o grau de sofisticação do “departamento de propinas” instalado dentro da Odebrecht.

— Ficamos surpresos porque uma coisa é você saber a partir de pesquisas internacionais, estudos que a corrupção no Brasil é enraizada, sistêmica e volumosa; mas outra coisa é você ver o monstro em carne e osso com teus olhos.

As delações premiadas de 77 executivos da empreiteira, incluindo o ex-presidente, Marcelo Odebrecht, estavam prestes a ser homologadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), quando o ministro-relator, Teori Zavascki, morreu em um acidente aéreo, no último dia 19.

Ao que tudo indica, a Lava Jato no Supremo deverá ser distribuída entre um dos ministros que já atuam no tribunal, e não aguardar pela nomeação do substituto de Teori. Dallagnol falou da importância do relator em casos como esse.

— O juiz da Lava Jato pode determinar os rumos de toda a operação. A mentalidade dele, sua forma de pensar, sua visão do mundo e do direito pode determinar o sucesso ou o naufrágio da operação. Especialmente, o juiz que é o relator do caso no STF.
Fonte:R7

Mostrar mais

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar
Fechar
WhatsApp Fale via: WhatsApp