Connect with us

Rondônia

Sipam alerta para muita chuva em todo o estado nos três primeiros meses do ano

Publicado

on

Apesar das fortes chuvas que tem caído sobre a capital rondoniense, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), garante que a quantidade chuvas está dentro da média para este período do ano. Segundo o meteorologista Luiz Alves, em torno de 170 milímetros de água foram registrados do dia 1º ao dia 20 de janeiro.

A quantidade está dentro da média de 300 a 350 por mês, o que soma 1.000 milímetros de janeiro a março, período do inverno em Porto Velho. O volume representa um terço da média de chuva anual, que é de 3.000 milímetros.

“Durante os três primeiros meses teremos, sim, muita chuva, mas em relação ao volume, janeiro é o mês mais chuvoso do ano mesmo. Este deve ser um inverno mais rigoroso do que 2016. Neste mesmo período do ano passado, quantidade registrada foi de 190 milímetros. Já em 2014, quando houve a cheia histórica do Rio Madeira, o volume de chuvas do mesmo período, de 1º a 20 de janeiro, foram 296.8 milímetros”, comparou o meteorologista.

Mas o profissional explica que, embora haja grande quantidade de chuva na capital, o volume não influencia no aumento do nível do Rio Madeira, que hoje marca 11,54 metros. “A bacia do nosso rio é muito extensa, e o que faz com que ele apresente cheia é o volume de chuvas lá na Bolívia, na cabeceira do rio”.

Segundo Luiz Alves, o alerta é para a região Centro-Sul do estado. “Teremos muita chuva em todo o estado, e principalmente os rios desta região são os mais afetados, porque são rios menores, e dependendo do volume de uma única chuva, registrando a partir de 50 milímetros, esses rios tendem a transbordar”.

Quanto a temporais, Luiz afirma que é comum que eles aconteçam neste período, mas não é típico que sejam como os de setembro e outubro, com os fortes e temidos ventos que geralmente causam tantos prejuízos à comunidade.

Fonte: rondoniagora

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp