Connect with us

Mundo

Produção do 17º Concurso Leiteiro da Expoari é doada a instituições de caridade de Ariquemes

Publicado

on

Lar do Idoso atende hoje em Ariquemes a 20 pessoas, com idades entre 60 e 94 anos

Produção do 17º Concurso Leiteiro da Expoari é doada a instituições de caridade de Ariquemes

A produção de leite da 17ª edição do Concurso Leiteiro Regional realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) na 33ª Exposição Agroindustrial de Ariquemes (Expoari) foi doada integralmente pelos produtores às instituições de caridade do município. Ao todo, 684 litros de leite pasteurizados serão distribuídos entre o Lar Fraterno da Terceira Idade, Alan Kardec, Lar do Idoso Bom Samaritano e a Guarda Mirim.

Guloseimas, como canjica, mingau, arroz doce e curau, foram servidas no lanche da tarde aos idosos acolhido no Lar Fraterno da Terceira Idade Alan Kardec, onde por dia são utilizados de quatro a cinco litros de leite.

Essas ocasiões são oportunizadas por pessoas, empresas e instituições que através de ações sociais ajudam na manutenção do lar e na qualidade de vida oferecida aos idosos que ali são assistidos.

O Lar Fraterno da Terceira Idade é mantido pelo Centro Espirita Alan Kardec e por voluntários que colaboram com recursos financeiros, alimentos ou serviços. Atende especificamente a pessoas a partir de 60 anos, e que não tenham família. Atualmente são atendidos 20 idosos entre 60 e 94 anos.

A diretora voluntária, Terezinha Sanches, disse que as ações sociais realizadas em prol da entidade são fundamentais e extremamente importantes, não só para a manutenção da instituição, como também para o bem-estar do idoso, como no caso da ação da Emater-RO, Associação dos Produtores Rurais de Ariquemes (APA) e da Associação dos Produtores de Leite (Aprodil) que doaram toda a produção do concurso de leite às instituições.

“Além do leite que é servido religiosamente todos os dias no desjejum deles, e sempre que tem quantidade a mais, nós preparamos para o lanche da tarde as guloseimas que eles mais gostam, e isso é possível por causa de iniciativas como esta”, disse Terezinha.

A diretora ressaltou que a manutenção da instituição não é barata. Somente com medicamentos, o gasto mensal é de aproximadamente R$ 4 mil.

“As atitudes filantrópicas, seja para alimentos, roupas, materiais para higiene pessoal ou para limpeza do lar, são sempre importantes para manutenção”, afirmou.

Terezinha conta que teve duas ações sociais diferentes que contribuíram bastante com o lar. Duas pessoas da sociedade ariquemenses, que estavam comemorando aniversário, ao convidar os amigos para a festa pediram para quem fosse presenteá-las que comprassem cesta básica, materiais para higiene pessoal dos idosos e roupas de cama, banho ou mesa para serem doados à instituição.

O coordenador técnico do concurso e supervisor regional da Emater-RO, Matheus Folador, explicou que o leite é doado após o processo de pasteurização feito pelo laticínio da Aprodil.

O Concurso Leiteiro Regional é uma ação do governo estadual desenvolvido pela Emater-RO em parceria com a APA, que objetiva incentivar e fortalecer a pecuária leiteira da agricultura familiar, através da exposição genética do rebanho e da produção de leite.

Fonte:SECOM

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp