Connect with us

Mundo

Nasa divulga boletim que prevê temporada de seca intensa

Publicado

on

A Agência Espacial Americana (Nasa), em boletim divulgado recentemente prevê para a região amazônica durante o mês de julho a uma das mais intensas temporadas de seca de sua história. Segundo o boletim a estiagem é reflexo do fenômeno El Niño que se formou no ano passado. Mas que também possui variantes em dois fenômenos naturais. Um dos possíveis influenciadores do clima seco no Estado são os cursos de água invisíveis que circulam através da atmosfera, as ocorrências denominadas rios voadores são responsáveis por dispersar toda a umidade gerada pela floresta amazônica através do continente Sulamericano.

De acordo com o técnico do Sipam, Luiz Alvez, da Divisão de Meteorologia, a baixa umidade do ar e a escassez de chuva são normais para esta época do ano, uma vez que o Estado de Rondônia passa a sofrer influência de uma grande massa de ar quente e seco, que predomina sobre toda a porção central do Brasil neste período”, explica

O clima não é o único responsável pelo problema, a temporada de queimadas costuma começar em julho e é justamente nesse período que se registram os picos de desmatamento. A principal causa das queimadas é o uso irregular do fogo na produção agropecuária nas zonas rurais e as chamadas queimadas urbanas nos perímetros das cidades que por vezes saem do controle.

Fonte:Diário da Amazônia / rondoniavip

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp