Connect with us

Destaque

Consumidor.gov.br completa 2 anos com 80% das reclamações resolvidas

Publicado

on

NOVA_CAPAA plataforma da qual o TJRO é conveniada permite a comunicação direta entre consumidores e empresas em prol da solução de conflitos, por meio da Internet.

Cerca de 80% das reclamações solucionadas pelas empresas em 6,5 dias e mais de 340 mil registros feitos pelos consumidores. Assim a plataforma do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) completa 2 anos, com resultados expressivos para as soluções de conflitos de consumo em todo o Brasil. A plataforma conta atualmente com 325 empresas cadastradas e a ampliação desse número é agenda prioritária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O Consumidor.gov.br é um instrumento de transparência e emancipação nas relações de consumo, de empoderamento do cidadão e de competitividade pelo melhor desempenho no atendimento das empresas. “O Consumidor.gov.br é considerado dentro e fora do Brasil um caso de sucesso e de boas práticas governamentais e empresariais para a proteção do consumidor”, avalia o secretário nacional do Consumidor, Armando Luiz Rovai.

A plataforma permite a comunicação direta entre consumidores e empresas em prol da solução de conflitos de consumo, por meio da internet, de forma simples, célere e não onerosa para os consumidores. Parcerias institucionais com o Poder Judiciário, em todas as regiões, vêm conferindo alcance e efetividade ainda maior à plataforma, cuja operação é também acompanhada regularmente pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunais de Justiça e Procons em todo o país. O Tribunal de Justiça de Rondônia integra essa rede e tem o maior interesse que o consumidor utilize o canal, batizado de Resolva Aqui, evitando assim os custos com o processo.

Em novembro de 2015, o Governo Federal instituiu o Decreto nº 8.573 que dispõe sobre o Consumidor.gov.br. Em março deste ano, a plataforma ganhou um Comitê Gestor que apoia a Senacon/MJC na coordenação, manutenção e evolução da plataforma. O comitê é composto por representantes do MJC, do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e de empresas participantes da plataforma.

Veja aqui o tutorial sobre como utilizar o Consumidor.gov.br.

Assessoria de Comunicação Institucional

com informações do Secretaria Nacional do Consumidor

Fonte: tudorondonia

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp Fale via: WhatsApp