Connect with us

Mundo

ÁRVORES ANDAM? Encontrada em Rondônia espécie que se move até 20 metros por ano – VÍDEO

Publicado

on

É difícil imaginar uma árvore se movendo sozinha de um lado para o outro? Mas, por mais estranho que isso possa parecer, é possível e acontece de verdade. A “Socratea Exorrhiza” é a espécie conhecida como “Palmeira Andante”. A cada ano essas árvores são capazes de se deslocar por até 20 metros.

Endêmica da floresta tropical, a palmeira é mais comum na América Central, mas ela chega até a bacia do rio Amazonas, já em território brasileiro. A reportagem foi até uma região de mata, nos fundos do Presidio Federal de Rondônia, a cerca de 50 quilômetros da capital, onde vários exemplares da ‘palmeira andante’ florescem.

O engenheiro florestal Denison Trindade (Sedam/RO)  acompanhou o Rondoniaovivo e deu algumas explicações sobre a espécie, conhecida na região como Paxiuba.  CONFIRA VÍDEO REPORTAGEM ABAIXO.

O deslocamento desta árvore chama a atenção de pesquisadores há anos disse Denison. “O que se sabe é que elas mudam de lugar em busca de solo mais nutritivo e mais luz do sol” afirmou o engenheiro da Sedam/RO.

A caminhada é lenta, mas constante. Pesquisadores garantem que as árvores‘andam’ diariamente de dois a três centímetros. Em um ano, elas podem chegar percorrer uma distância de até 20 metros. Isso acontece através das novas raízes, que vão crescendo a pequenas distâncias das antigas. Quando as raízes velhas apodrecem, todo o tronco é deslocado junto às raízes novas.

Por mais surpreendente que isso possa ser, infelizmente essas árvores não conseguem se deslocar rápido o suficiente para fugir do desmatamento.

Fonte: RONDONIAOVIVO/ Reportagem Sandra Santos/ Produção Paulo Andreoli

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Direitos Reservados © 2020 De Fato Rondônia, Por Anderson Leviski

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
WhatsApp chat