Zé Vaqueiro lamenta morte do filho bebê, que faria 1 ano em julho: ‘Deus sabe de todas as coisas’
Zé Vaqueiro comunicou a morte do filho caçula Arthur, de 11 meses, na madrugada desta terça-feira (9) em suas redes sociais. O cantor lamentou a partida do bebê com um post compartilhado com a mulher, Ingra Soares. Arthur Siqueira Duarte faria 1 ano no dia 24 de julho. O bebê morreu na última segunda (8) às 21h45, de disfunção múltipla dos órgãos.
“Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto esteve entre nós. Ingra e José Jacson”, diz o comunicado do cantor.
Em nota à imprensa, a equipe do artista lamentou a morte do menino:
“Com profundo pesar comunicamos o falecimento do pequeno Arthur Siqueira Duarte, ontem, 8 de julho, às 21h45, de disfunção múltipla dos órgãos. Filho do cantor Zé Vaqueiro e Ingra, Arthur veio ao mundo no dia 24 de julho do ano passado, e foi diagnosticado com síndrome de Patau.”
“Em maio deste ano, Arthur chegou a ir para casa, depois de nove meses internado, mas infelizmente voltou ao hospital no dia seguinte. Próximo a completar seu primeiro ano, Arthur descansou, mas deixou um legado de amor e fé para os seus pais, que foram resilientes e nunca deixaram de acreditar no milagre da vida e no propósito de Deus. Neste momento, expressamos toda nossa solidariedade a família.”
A síndrome de Patau, que acometeu Arthur, é uma doença genética decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, ou seja, caracterizada por um cromossomo a mais. Ela causa problemas de má-formação no rosto e nos membros e também nos sistemas nervoso, cardíaco e urinário.
O casal postou o momento da chegada de Arthur em casa pela primeira vez, em maio deste ano, mas o bebê sofreu uma parada cardíaca e voltou ao hospital um dia após a alta.
Zé Vaqueiro e Ingra também são pais de Nicole e Daniel. Eles são casados desde outubro de 2021.
O que é síndrome da trissomia do cromossomo 13?
O gshow procurou o geneticista Caio Bruzaca para explicar o que é a síndrome da trissomia do cromossomo 13, também conhecida como Síndrome de Patau. Em entrevista publicada em julho do ano passado, o especialista explicou que essa condição genética está relacionada diretamente com uma alteração genética do bebê e ela é muito grave para a criança.
gshow: O que é a síndrome da trissomia do cromossomo 13 mais conhecida como Síndrome de Patau?
“É uma das síndromes genéticas mais comuns. Ela tem como característica ser uma aneuploidia. A aneuploidia é a contagem diferente de 46 cromossomos no nosso corpo. No caso, a pessoa com trissomia de Patau tem 47 cromossomos, sendo 3 cromossomos do número 13. Por isso, trissomia do cromossomo 13. Esta condição genética está relacionada diretamente com uma alteração genética do bebê e ela é muito grave para a criança.”
O que causa a Síndrome de Patau?
“Na maioria das vezes está relacionada com um fenômeno chamado não disjunção meiótica, que é uma alteração principalmente no óvulo de uma mulher. Também está intimamente ligado com o aumento da idade materna, ou seja, engravidar com mais idade, quando o óvulo está mais envelhecido.”