Voo sofre ‘tail strike’ durante pouso em Mar del Plata
Um avião de passageiros raspou parte da fuselagem na pista enquanto pousava em Mar del Plata, na Argentina, em uma ocorrência conhecida na aviação como Tail Strike.
A aeronave da companhia Flybondi de matrícula LV-KJE, Boeing 737-800, realizava o voo FO-5720 do terminal Aeroparque de Buenos Aires para Mar del Plata. Esse tipo de ocorrência se dá devido ao ângulo inclinado demasiadamente do avião durante o pouso, e, entre os fatores contribuintes estão: forte vento inesperado, baixa velocidade da aeronave, temperatura alta durante a aproximação que pode formar um colchão de ar na pista ou imperícia da tripulação. O trabalho de inspeção e reparos do avião será demorado.
O pouso do avião da Flybondi aconteceu às 22h28 da última sexta-feira (5). A companhia aérea informou que passageiros e tripulações desembarcaram com segurança após um pouso forçado. Não há relatos de feridos, a aeronave sofreu danos substanciais, como informa o Aviation Herald. Na verdade, muitas vezes os passageiros nem percebem o ocorrido.
O órgão de aviação da Argentina classificou a ocorrência como acidente e abriu uma investigação.
Atualização:
A companhia enviou uma nota ao blog:
Flybondi informa que a aeronave que cobre a rota Aeroparque – Mar del Plata, no dia 5 de janeiro, sofreu danos no inferior e posterior (conhecido como pouso forçado) ocorreram durante o pouso no Aeroporto Internacional Astor Piazzolla.
Tanto os passageiros como a tripulação desembarcaram do avião sem inconvenientes e sem apresentar nada de novo. O Transportation Safety Board (JST) acompanha o ocorrido.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.