Vereadora é afastada por suspeitas de irregularidades no uso de verbas direcionadas a animais abandonados em Porto Velho
Uma vereadora de Porto Velho foi afastada no cargo público nesta sexta-feira (4) durante uma operação da Polícia Civil que investiga irregularidades na utilização de verba pública direcionada a cuidados de animais abandonados.
De acordo com as investigações, os suspeitos gastaram R$ 450 mil de emendas parlamentares em uma ONG de animais. Segundo a Polícia Civil, a vereadora estaria diretamente ligada à coleta de valores e à prestação de contas da ONG.
Os agentes cumpriram seis mandatos de busca e apreensão, além de seis afastamentos de cargas durante a segunda fase da Operação Lambuja.
A primeira fase foi realizada no dia 10 de setembro. Na ocasião foram cumpridos oito mandatos de busca e apreensão em residências e em uma Organização Não Governamental (ONG) de amparo a animais em Porto Velho.
A investigação começou após uma denúncia apontando que a palavra, repassada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente à ONG, foi mal utilizada.
Documentos falsos foram inseridos na prestação de contas e no abrigo de animais que estariam em condições precárias, apesar do valor recebido. Além disso, um veículo adquirido com recursos estaria sendo usado para fins pessoais e políticos da vereadora que solicitasse a palavra.