VALE DO ANARI: O MUNICÍPIO VEM SE DESTACANDO NO PLANTIOS E CULTIVO DE INHAME
O inhame (cará) é uma planta originária da África. A sua produção no Brasil se destaca na Região Nordeste, tendo como referência na produção os estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Maranhão. A cultura do inhame chegou ao estado de Rondônia, sendo implantada inicialmente no município de São Francisco do Guaporé e depois difundida para os municípios de Seringueiras, São Miguel e Alvorada do Oeste, alcançando grandes resultados na produção, tornando um negócio promissor, principalmente na região da BR 429.
Com características de produção para agricultura familiar, variando a área cultivada de 0,5 até 5,0 hectares por agricultor, este cultivo chegou em Vale do Anari, sendo fomentado principalmente pelo produtor rural “João Geraldo” popular João Cumprindo.
Atualmente o produtor rural esta com uma área de 5,0 hectares de cultivo com uma expectativa de colheita entre 60 e 80 ton. A comercialização é realizado principalmente para os estado do Nordeste Brasileiro, onde o “inhame” é utilizado para alimentação humana.
Em Rondônia o consumo de inhame é baixo, entretanto vale destacar os usos culinários no preparo de bolos, quibes, pudim, salgados, trufas, maionese, massa de pizza entre outros.
A produção de inhame em Vale do Anari, é acompanhada pela SEMAGRI, com apoio à mecanização e assistência técnica.
Em visita a lavoura do Sr. João Cumprido, o Prefeito Anildo Alberton elogiou a persistência do agricultor e manter-se firme na agricultura familiar, sobretudo pela diversificação das atividades rurais. Destacou ainda a importância dos programas públicos no fomento da diversificação da produção, com ênfase na disponibilização de equipamentos agrícolas e assistência técnica.