Usinas de nitrogênio é tema de debate na Comissão de Agropecuária
Representantes da Emater esclareceram situação das usinas em Rondônia.
Presidida pelo deputado Lazinho da Fetagro (PT), a Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) recebeu na manhã desta quarta-feira (10) o presidente da Emater e servidores que esclareceram aos parlamentares a situação da produção de nitrogênio que atende aos produtores de Rondônia.
O deputado Adelino Follador (DEM) falou que foi procurado por produtores da região de Ariquemes que utilizam nitrogênio para a guarda de sêmen animal, para melhoramento genético e que estão sem o produto e que o estado fechou ou está na iminência de fechar três usinas.
Chiquinho, presidente da Emater, Francisco Coutinho (Chiquinho da Emater) disse que as usinas são do Projeto Pro-Leite do Estado. A Emater realiza a manutenção e distribui e vende o produto a preços acessíveis para melhora genética da produção familiar e cadeia leiteira.
O que foi relatado pelo presidente e assessores é a questão da manutenção das usinas, que é cara e realizada por apenas uma empresa. Chiquinho também disse que a responsabilidade da manutenção deveria ser do Projeto Pro-Leite, “afinal tem dinheiro no fundo pra isso”. No entanto, salientou que as usinas têm quebrado muito e que o fabricante é único e de difícil manutenção, com despesas altas.
O deputado Lazinho afirmou que a saída é a utilização dos recursos do Pro-Leite, o que os deputados podem resolver desde que haja projeto para que a Assembleia autorize. “O que não se pode é fechar as usinas e ficar na mão dos outros, que são os representantes de nitrogênio”.
O deputado Ribamar Araújo (PR) também propôs que o tema seja permanentemente debatido até que se encontre solução definitiva, sem interrupção do fornecimento aos produtores.
Ao final os parlamentares aprovaram requerimento para ouvir na próxima reunião os representantes da empresa de manutenção das usinas de nitrogênio.
ALE/RO – DECOM – Geovani Berno
Foto: Ana Célia
FONTE : .al.ro.leg.br