Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos atenderá servidoras com exames de prevenção ao câncer, em Porto Velho
Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos atenderá servidoras com exames de prevenção ao câncer, em Porto Velho.
Como parte das atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher, com a prevenção dos cânceres de mama e de útero, na próxima semana o governo de Rondônia realizará mais um programa de rastreamento voltado às servidoras públicas estaduais. De 3 a 6, a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos estará estacionada no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, fazendo coletas das 9h às 17h para o exame preventivo ao câncer de útero (Papanicolau) em mulheres de 25 a 64 anos; e mamografias para as que estão na faixa etária dos 40 aos 69 anos. A abertura oficial acontecerá na terça-feira (3), a partir das 8h30..
De acordo com a Iglair Régis de Oliveira e Clenilda Aparecida, que integram a Coordenação Estadual da Saúde da Mulher, o prazo para inscrições foi encerrado nesta segunda-feira (25). Com base na edição de 2016, quando foram realizadas 167 mamografias e 163 Papanicolau, neste ano foram abertas 240 vagas para o primeiro e 400 para o segundo. Em 2015, primeiro ano de atendimento da unidade móvel do Barretinho no palácio do governo, foram 126 e 94, respectivamente..
Iglair ressaltou que se trata de uma iniciativa do governo estadual, mantenedor da carreta, numa parceria com o hospital, que disponibiliza a equipe, e após os procedimentos encaminha o material para diagnóstico na sede, em Barretos (SP). No caso de alteração, a pessoa recebe acompanhamento em Porto Velho..
As atividades do Outubro Rosa serão encerradas no dia 21 com uma caminhada no Espaço Alternativo, a partir das 16h, numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)..
FÓRUM.
Com o objetivo de discutir temas relevantes, ampliando conceitos, compartilhando saberes e favorecendo a humanização do atendimento, com vistas ao fortalecimento da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM), o governo de Rondônia promoverá na próxima quinta-feira (28) o 3º Fórum Estadual da Saúde da Mulher, sob o tema É Preciso Ganhar Tempo Para Não Perder Vidas. O evento é destinado apenas a mulheres que se inscreveram dentro do prazo..
Na programação constam o lançamento do Implante Contraceptivo Subdérmico (Implanon) em Rondônia, mesa redonda sobre os temas Diante do Espelho: O Resgate da Autoestima Após o Câncer de Mama; Prevenção do Câncer do Colo do Útero e o HPV: Possibilidades e Desafios; Violência Contra a Mulher e o Empoderamento Feminino; e Saúde Mental na Assistência à Mulher: Um Olhar sobre a Autonomia e o Autocuidado..
A organização do fórum é das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e da Educação (Seduc), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), além da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e o Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde de Rondônia (Cetas-RO)..
Fonte:Assessoria