Treinos longos e intensos: veja como Filipe Luís trabalhou o Flamengo na Data Fifa
Filipe Luís assumiu o Flamengo apenas dois dias antes da data que seria a sua estreia, contra o Corinthians, em 2 de outubro. Jogou contra o Bahia três dias depois. Duas vitórias e pouco mais de 48h de folga. Com a Data Fifa, o treinador pôde aprofundar a preparação para a reta final da temporada.
No primeiro período como treinador do Flamengo sem jogos, Filipe Luís apostou em treinos longos e intensos, no trabalho individualizado, em atividades de campo reduzido e em melhorar questões táticas e físicas. Tudo para melhorar o time e levá-lo à final da Copa do Brasil e continuar na briga pelas primeiras posições do Brasileirão.
O planejamento foi montado com treinos de quarta a sábado, folga domingo e atividades de segunda a quarta. O Flamengo volta a campo na quinta-feira, contra o Fluminense, pelo Brasileirão – Filipe Luís ainda não esboçou o time para o clássico. Nestes período de treinos, o técnico não contou com sete atletas convocados para as suas seleções: Varela, De la Cruz, Fabrício Bruno, Gerson, Arrascaeta, Erick Pulgar e Plata.
Treinos longos, intensos e técnico participativo
Voltando de folga, o elenco se reapresentou na quarta-feira e iniciou a preparação. As atividades durante os dias de semana chegaram a durar quase três horas e foram marcadas pela intensidade. No sábado, o treino foi mais leve e chegou a contar com redes de futevôlei distribuídas pelos campos do Ninho do Urubu no aquecimento – algo que era comum de Filipe Luís fazer com os jovens da base.
Os dias foram marcados também por trabalhos individualizados, principalmente em campo reduzido – com foco em posse de bola no meio-campo, trabalhando a circulação rápida da bola e atividades focadas no sistema defensivo. Lembrando: jogadores todos misturados, sem definição de titulares e reservas.
O que chama atenção nestas duas primeiras semanas de Filipe Luís é que o treinador é participativo nas atividades. O primeiro treino mostrou o técnico correndo junto com os jogadores no aquecimento, em imagem que chega a lembrar os tempos de Jorge Jesus. E a rotina se repetiu assim desde que assumiu.